O terceiro perfil do Instagram de Pablo Marçal (PRTB) foi suspenso por 48 horas na noite deste sábado (5), na véspera do dia da eleição, por determinação da Justiça Eleitoral. O candidato a prefeito de São Paulo teve a primeira conta suspensa em agosto. Ele criou outras duas, ambas “derrubadas” pelo tribunal um dia antes da votação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Guia de candidatos e apuração em tempo real 

Entenda o que pode acontecer com Marçal após laudo falso contra Boulos

A pedido do candidato a prefeito da Capital paulista Guilherme Boulos (PSOL), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão da segunda conta de Pablo Marçal após o ex coach divulgar nesta sexta-feira (4) um laudo falso que apontaria o consumo de cocaína por Boulos (PSOL), seu adversário na disputa. Uma perícia técnica realizada pelo Instituto de Criminalística de São Paulo concluiu, neste sábado, confirmou que o documento não era verdadeiro.

Continua depois da publicidade

Segundo o juiz Rodrigo Capez, do 1º Juízo das Garantias do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, a criação da terceira conta no Instagram tem caráter de “burla” da decisão da Justiça Eleitoral.

Pouco antes de ser suspensa, a conta do Instagram alcançou a marca de 1 milhão de seguidores às 19h25. .

Candidato tem até 24 horas para depor sobre uso do X durante proibição

Pablo Marçal foi intimado pelo ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde deste sábado (5) para prestar depoimento em até 24 horas por uso do X durante a proibição da plataforma no Brasil.

Segundo a decisão, que foi compartilhada com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, há indícios de abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação. Desde o bloqueio do X, a Polícia Federal vinha monitorando o uso extremado da ferramenta. Isso porque Moraes estabeleceu multa para quem utilizasse a plataforma durante a suspensão.

Continua depois da publicidade

Neste sábado (5), a PF informou ao STF que foi identificado uso da conta @pablomarcal para fazer diversas postagens – dentre elas, a que mostra laudo falso contra Guilherme Boulos (PSOL).

“A conduta de PABLO HENRIQUE COSTA MARÇAL, em tese, caracteriza abuso do poder econômico e no uso indevido dos meios de comunicação, sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade”, escreveu Moraes.

Segundo a decisão, a Polícia Federal “identificou intensa atividade nos últimos dias a partir do dia 2 de outubro de 2024. Na madrugada e na manhã deste dia, 5 de outubro de 2024, foram postados diversos vídeos de uma corrida em campanha eleitoral”.

Apuração ao vivo das Eleições 2024

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais. 

Continua depois da publicidade

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Destaques do NSC Total