nsc

Seu bolso

Pagamento de IPVA em Santa Catarina começa nesta sexta-feira

Primeiros a pagar, em janeiro, são donos de veículos com placa final 1. Valor médio do imposto caiu 2,4%

08/01/2020 - 05h45 - Atualizada em: 08/01/2020 - 08h14

Compartilhe

Por Márcio Serafini
carros em avenida de Florianópolis
Governo do Estado projeta arrecadar R$ 2,1 bilhões com o imposto sobre veículos em 2020
(Foto: )

Começa nesta sexta-feira (10) o pagamento do IPVA 2020. Os primeiros a pagar são donos de carros com placa de final 1 que optarem pelo parcelamento em três vezes. As demais parcelas vencem nos dias 10 de fevereiro e 10 de março.

Quem preferir pagar de uma vez só tem prazo até 31 de janeiro. Não há desconto para pagamento em cota única.

O calendário se repete nos meses seguintes, ou seja, para carros com placa de final 2, a primeira parcela vence em 10 de fevereiro, e a quota única, no dia 29, e assim sucessivamente. Os últimos a pagar serão os donos de veículos com placa final 0, somente em outubro.

Confira o calendário de pagamentos:

O governo do Estado destaca que os proprietários de veículos emplacados em Santa Catarina irão pagar, em média, 2,4% a menos de IPVA em 2020. Este é o quinto ano consecutivo de redução.

— Os valores para pagamento do IPVA já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda e do Detran. As alíquotas continuam as mesmas de 2019. A base de cálculo dos veículos é o valor de mercado, obtido pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe — explica o gerente de arrecadação da Secretaria da Fazenda, Amery Moisés Nadir Júnior.

Santa Catarina tem uma das menores alíquotas do Brasil: 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa; 1% para veículos de duas ou três rodas, de transporte de carga ou passageiros e destinados à locação. No Rio Grande do Sul, a alíquota é de 3%, e em São Paulo e Rio de Janeiro, 4%.

R$ 2,1 bilhões

É a expectativa é que a arrecadação com IPVA em 2020.

Desse total, 50% serão repassados, no ato do recolhimento, ao município onde o veículo estiver emplacado.

Exceto para veículos isentos, o pagamento do IPVA é obrigatório.

— O não pagamento sujeita o proprietário do veículo a multa e juros, além de não poder licenciar o seu veículo – alerta o gerente.

Colunistas