Um pai precisou abrigar sua filha de apenas oito dias de vida dentro de uma mochila para escapar da enchente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O relato foi ao ar ao vivo, durante o Jornal GloboNews – Edição das 18h, exibido nesta quarta-feira (8).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A casa em que Patrick morava com a esposa Joice e as duas filhas ficou completamente submersa. Quando a água chegou ao segundo andar da residência, ele colocou a bebê recém-nascida dentro da mochila para poder se agarrar com o outro braço para subir no telhado.
— Eu forrei a mochila para que ela não se machucasse. Foi o único jeito de salvá-la, não tinha o que fazer, era muita água, porque ela é muito pequenininha. Uma criança um pouco maior até poderia sobreviver, mas se ela se caísse dentro da água não ia ter o que fazer — disse o auxiliar de cozinha, em entrevista ao jornalista Marcelo Cosme.
Lara, que agora tem 12 dias de vida, está segura e com os pais e a irmã em um abrigo. A família, porém, precisará se reconstruir do zero.
Continua depois da publicidade
— A gente não tem mais nada, a água passou por cima da casa. Já passamos por outras duas enchentes, mas não foram tão agressivas e conseguimos recomeçar. As únicas coisas que temos agora é um colchão e um pouco de roupa que veio de doação. Mas temos as pessoas. A gente precisa de ajuda.
Situação no Rio Grande do Sul
O governo do Rio Grande do Sul já confirmou a morte de 100 pessoas em decorrência das chuvas no Estado. Outras quatro ainda seguiam em investigação para apurar se têm relação com os eventos meteorológicos. O Estado registra 130 desaparecidos e 374 feridos.
No total, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Desse total, 67 mil pessoas estão em abrigos e 163,7 mil estão desalojados nas casas de familiares ou amigos. Dos 497 municípios gaúchos, 425 relataram problemas relacionado ao temporal.
Continua depois da publicidade
Leia também
Morador de Florianópolis volta ao RS para resgatar mãe de enchente: “Inacreditável”
Quem são e onde ocorreram as mortes pelas chuvas no RS
PAC seleciona propostas de seis cidades de SC para contenção de encostas