O estrategista de branding, Galileu Nogueira, transformou o palco do RD Summit 2023 em laranja — sua cor preferida — para mandar um recado ao público sobre construção de marca. Segundo ele, é necessário ter intencionalidade, caso contrário, o empreendedor vai acabar dependendo da sorte ou azar no jogo competitivo que é o mercado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Com 14 anos de experiência construindo marcas, Galileu Nogueira criou seu branding pessoal em torno do laranja. Ele usou esse exemplo para destacar que é necessário criar identidade própria e não depender exclusivamente de dados. Por exemplo, analisar se posts com a cor branca rendem mais do que laranja.

— Os atributos de marca definidos por você é que deveriam ser o ponto de partida. E não o contrário. Quando a gente começa a só olhar para os dados, nós criamos marcas genéricas […] Falta de significado faz com que você dependa da sorte ou azar — disse Galileu Nogueira que também usou uma gravata laranja na palestra.

A sua marca pode até viralizar com um vídeo nas redes sociais, mas isso significa depender da sorte. Se sustentar na tradição também é uma aposta, segundo o especialista. Ele citou exemplo de marcas que eram consagradas no mercado e acabaram em recuperação judicial: M.Officer, Tok Stok e Oi.

Continua depois da publicidade

Como construir uma marca de sucesso

Para o estrategista de branding, uma marca de sucesso precisa seguir três etapas:

  • Conhecimento: o que a marca precisa (usar dados e ferramentas para entender o que os consumidores buscam)
  • Intenção: qual atributo construir
  • Ação: como mostrar esse atributo aos consumidores

Como exemplo de sucesso ele usou a Downy. Os consumidores que compram um amaciante buscam um produto que deixe a roupa cheirosa. A intenção então foi reforçar em todas as suas campanhas que o amaciante da marca tem perfume que dura mais do que a concorrência.

Veja fotos do RD Summit 2023

Continua depois da publicidade

RD Summit 2023

Após oito edições em Florianópolis, o RD Summit ocorre pela primeira vez em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. A edição de 2023 conta com um público de 18 mil pessoas e 160 palestrantes.

*A repórter Fernanda Mueller viajou a São Paulo a convite da RD Station para cobrir o RD Summit 2023

Leia também

RD Station lança IA gratuita durante primeiro evento em SP

A história dos três amigos que fundaram uma gigante da tecnologia em SC

The Coffee terá loja em nova cidade de SC e aposta em brunch

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total