Santa Catarina aparece em destaque no Índice de Longevidade (IDL) 2023, que avaliou, pela primeira vez, a qualidade de vida para pessoas com 60 anos ou mais em todos os 5.570 municípios brasileiros. As cidades foram classificadas como pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre as grandes cidades, Florianópolis apareceu como a quarta melhor do Brasil para viver após os 60 anos. A líder foi São Caetano do Sul, em São Paulo. O top 20 desta categoria é formado por outros quatro municípios catarinenses.

Veja as melhores grandes cidades de SC

Médias cidades de SC

Entre as médias cidades, o destaque catarinense foi para São Miguel do Oeste, que ficou na terceira posição. O município se destacou por bons resultados principalmente na dimensão Saúde. Ficou em 25º lugar pelo baixo número de óbitos em idosos por doenças circulatórias e 45º lugar em óbitos por doenças metabólicas e nutricionais.

Continua depois da publicidade

O top 20 da categoria de médias cidades é formado por outros três municípios catarinenses: Concórdia (5º), Itapema (12º) e Timbó (19º).

Pequenas cidades de SC

Santa Catarina dominou o ranking das pequenas cidades, com sete municípios. Em primeiro lugar ficou Peritiba, no Oeste Catarinense.

Com 33ª maior população de idosos do país, o município se destacou principalmente na dimensão Saúde, com nota de 86,15. A cidade é a 28ª com o maior número de leitos e a 56ª com o maior número de procedimentos hospitalares. Em Economia, a nota foi 75,38, e Socioambiental foi 58,49.

Veja as melhores pequenas cidades de SC

Continua depois da publicidade

Ranking nacional

Melhores grandes cidades do Brasil

  1. São Caetano do Sul/SP
  2. Vitória/ES
  3. Santos/SP
  4. Florianópolis/SC
  5. Curitiba/PR
  6. Botucatu/SP
  7. Jundiaí/SP
  8. Balneário Camboriú/SC
  9. Londrina/PR
  10. Marília/SP
  11. Jaraguá do Sul/SC
  12. Belo Horizonte/MG
  13. Itajaí/SC
  14. Vila Velha/ES
  15. Colatina/ES
  16. Caraguatatuba/SP
  17. Passo Fundo/RS
  18. Americana/SP
  19. Itabira/MG
  20. Blumenau/SC

Melhores cidades médias

  1. São Lourenço/MG
  2. Gramado/RS
  3. São Miguel do Oeste/SC
  4. Adamantina/SP
  5. Concórdia/SC
  6. Garibaldi/RS
  7. Cornélio Procópio/PR
  8. Torres/RS
  9. Amparo/SP
  10. Lins/SP

Melhores pequenas cidades

  1. Peritiba/SC
  2. Rodeio Bonito/RS
  3. Dois Lajeados/RS
  4. Tunápolis/SC
  5. Lacerdópolis/SC
  6. Arroio Trinta/SC
  7. São Martinho/SC
  8. Caxambu do Sul/SC
  9. Lajeado Grande/SC
  10. Boa Vista do Buricá/RS

Índice de Longevidade 2023

Em sua primeira edição, lançada em 2017, o Índice de Longevidade avaliou 498 municípios brasileiros. Em 2020, em sua segunda edição, o número de municípios avaliados passou para 876. Já em 2023, o IDL avaliou pela primeira vez todos os municípios brasileiros.

Continua depois da publicidade

A composição geral dos rankings é baseada em três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. Em cada variável, 23 indicadores são analisados. Os dados foram coletados em órgãos públicos, como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional.

Leia também

As cidades de SC com mais centenários

App conecta clientes a “profissionais do futuro” em SC

SC tem maior índice de envelhecimento da população em quatro décadas

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total