O índice de envelhecimento da população de Santa Catarina chegou a 55,8 segundo dados do Censo IBGE 2022, divulgados nesta sexta-feira (27). Ou seja, o Estado tem 55 idosos para cada 100 crianças. Em 2010, esse índice era de 31,8, evidenciando o envelhecimento da população catarinense, que também é uma tendência nacional.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O índice de envelhecimento mostra a relação de idosos de 65 anos ou mais de idade em comparação à população de 0 a 14 anos. A média nacional ficou parecida com a de Santa Catarina em 2022 (55,2). Esse é o maior índice de envelhecimento da série histórica do IBGE. Em 1980, a taxa era de 10,5, e foi crescendo ao longo de quatro décadas.

Santa Catarina, que tem uma população de 7,6 milhões de pessoas, é o sétimo estado do país com o maior índice. O líder da lista é o Rio Grande do Sul (80,4). (Veja lista abaixo)

O município catarinense com o maior índice de envelhecimento é Alto Bela Vista, no Oeste de SC (143,6). Em seguida estão São Bonifácio (136,6), e Xavantina (122,3).

Continua depois da publicidade

Já o município com o menor índice de envelhecimento do Estado é Araquari, no Norte de SC (21,9), seguido de Camboriú (28,3) e Calmon (29,3).

As cidades de SC com mais centenários

Veja os estados com população mais velha

Mulheres são maioria em SC

O Censo Demográfico 2022 também evidenciou que as mulheres são maioria em Santa Catarina. Há 97 homens para cada 100 mulheres.

O IBGE destacou que, devido ao envelhecimento demográfico, é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, já que essas apresentam, na média, menor mortalidade durante todas as etapas da vida.

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

App conecta clientes a “profissionais do futuro” em SC

Quais são as cidades mais populosas de SC segundo Censo do IBGE

Quem são os maiores influenciadores digitais de SC em 2023

Destaques do NSC Total