Túneis enormes cavados por preguiças e tatus gigantes. Essas são as paleotocas, formações subterrâneas que são atrações turísticas no Sul de Santa Catarina, mais precisamente em cidades como Morro Grande e Timbé do Sul.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os municípios ficam localizados no território do Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido pela Unesco. A área também compreende as cidades catarinenses de Praia Grande e Jacinto Machado, e as gaúchas de Cambará do Sul, Mampituba e Torres.

Como e quando visitar o vale das “Pirâmides Sagradas” em SC

Em Morro Grande, um conjunto de três estruturas subterrâneas formam o geossítio Paleotoca Xokleng. Essa é a maior paleotoca do Geoparque Cânions do Sul. Há galerias com formatos, dimensões e níveis diferentes.

Continua depois da publicidade

O geossítio pode ser acessado por uma trilha a aproximadamente 18 quilômetros de distância do centro de Morro Grande. Para evitar acidentes, é recomendado contratar guias habilitados da região.

Já em Timbé do Sul, os visitantes podem conhecer a Toca do Tatu, uma paleotoca de 48,5 metros. A estrutura conta com dois túneis quase paralelos que levam para um espaço maior no interior.

O local pode ser visitado como parte do roteiro da Trilha do Palmiro, que fica a pouco mais de sete quilômetros do município. Além das escavações gigantes, a rota inclui piscinas naturais e cachoeiras.

Veja foto das Paleotocas em SC

Continua depois da publicidade

Leia mais

FOTOS: Curiosidades sobre Garopaba, a capital catarinense do surfe

Fotos antigas mostram antes e depois das maiores cidades do Sul de SC

Destaques do NSC Total