Joinville recebe nesta sexta-feira (25) o 21º Simpósio Catarinense de Bioética, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon. A participação é gratuita.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O encontro reúne especialistas de diferentes áreas do conhecimento, para promover reflexões sobre ética, saúde e meio ambiente, temas desta edição. O simpósio é um dos mais importantes eventos sobre a ética da vida, no Sul do país.

A abertura contará com o ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e mestre em Neurociências, Roberto Luiz D´Ávila, com o tema “Bioética, envelhecimento e finitude da vida”.

Idealizado pelo Hospital Dona Helena, o evento é fruto do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa (Idhep), que realiza estudos e pesquisas de âmbito nacional, internacional e para pesquisas de trabalhos de conclusão de curso.

Continua depois da publicidade

Confira a programação completa

8h. Credenciamento

9h. Abertura

9h30. Conferência Bioética: envelhecimento e finitude da vida. Roberto Luiz D´Avila

10h50. Painel “O meio ambiente como questão ética”. Coordenação: Therezinha Maria Novais de Oliveira, vice-reitora da Univille. “O valor da natureza: patrimônio, cultura e ética”, com Mariluci Neis Carelli. “O futuro da natureza”, com Virginia Grace Barros, doutora em Ciências Ambientais pela Università Cafoscari Di Venezia e professora efetiva da Udesc. “Ecocentrismo, uma mudança de paradigma”, com Eduardo Silva, diretor geral do campus São Bento do Sul da Univille.

14h. Mesa-redonda “Tecnologia, cultura e inovação frente à ética”. Coordenação: Augusto Fey, doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), coordenador e docente do curso de Medicina do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). “Tecnologia”, com Paulo Henrique Condeixa de França, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Cultura”, com Guilherme Gassenferth, especialista em Gestão e Políticas Culturais e secretário de Cultura e Turismo de Joinville. “Inovação”, com Chander João Turcatti, gerente de Inovação no Hospital Dona Helena e head do Inova Dona.

16h20. Conferência “Saúde e a inteligência artificial”, com Danilo Abreu, especialista em gestão de saúde e governança assistencial, superintendente médico no Hospital Dona Helena.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Três pessoas são presas e polícia apreende 453 quilos de maconha em Joinville e Mafra

VÍDEO: Briga por política tem ameaça de morte e vira caso de polícia em Joinville

Terceira agência bancária é alvo de ladrões em Joinville em oito dias

Destaques do NSC Total