nsc
    dc

    THAYS TUMELERO 

    Pandemia: oportunidade de transformação

    Transportar empresas inteiras à era digital exige muito mais do que alterações na infraestrutura de TI

    06/04/2020 - 09h00

    Compartilhe

    Por Tech SC
    tecnologia
    (Foto: )

    Nos últimos três meses o mundo está vivendo (e ainda viverá nos meses seguintes) mudanças que marcarão a história. Enquanto as autoridades federais, estaduais e municipais seguem implementando medidas para conter os drásticos efeitos do Covid-19, muitas atividades e iniciativas estão contribuindo para que as pessoas, as empresas e a sociedade superem os obstáculos deste momento.

    As empresas públicas e privadas implantaram no último mês inúmeras soluções atreladas à transformação digital, o que, para muitas, representou em termos quantitativos, muito mais do que o implementado em anos.

    Transportar empresas inteiras à era digital exige muito mais do que alterações na infraestrutura de TI. É necessário a implementação de mudanças profundas na estratégia e no modo de pensar da empresa, imprimindo uma modificação cultura, que é o verdadeiro alicerce da transformação digital.

    A necessidade atual - de atuarmos de forma remota - ajudou a romper a resistência de boa parte dos líderes, que precisaram flexibilizar e aprender rapidamente a liderar à distância e utilizar ferramentas on-line para tanto.

    ​> Em site especial, saiba mais sobre o coronavírus

    No último mês, os downloads de ferramentas de vídeo chamada mais do que quintuplicaram ao longo do planeta1. Milhares de reuniões e palestras estão sendo realizadas de casa, assim como aulas das mais diversas temáticas, desde ensino fundamental e universitário até ginástica, yoga, meditação, desenho e línguas estrangeiras. Ajustes da câmera aqui, libera um microfone dali e as pessoas, mais do que nunca, estão se conectando digitalmente.

    Com esse mesmo objetivo, muitas iniciativas no Brasil e no mundo têm unido pessoas pela internet na busca de soluções ao combate dos efeitos da pandemia. Luminary Labs lançou uma lista com mais de 60 iniciativas globais de Open Source para conectar ideias inovadoras, com empresas e setores públicos. É possível encontrar desde hackathon’s virtuais com foco nas soluções para pessoas vulneráveis, chamadas para construção de respiradores de baixo custo e fácil construção, dentre outros.

    O Fórum Econômico Mundial, na tentativa de coordenar a ação de grandes empresas em uma atividade de cooperação multissetorial internacional, lançou uma plataforma de ação contra o Covid-19 para mapear as iniciativas.

    Em Santa Catarina, o ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis) centralizou em seu site e redes sociais diversas iniciativas de organizações, grupos e movimentos que estão socorrendo comunidades carentes e grupos vulneráveis. Essas iniciativas estão unindo e mobilizando, através da divulgação via redes sociais, as necessidades identificadas e as soluções encontradas, com as pessoas dispostas a ajudar. São as mídias digitais assegurando que a ajuda chegue ao maior número de pessoas possíveis.

    O cenário dos próximos meses será muito desafiador, não há dúvidas. A associação de líderes mais engajados à ferramentas eficazes e seguras podem e devem contribuir para que todos possam transpor essa barreira. Que as adversidades deste momento permitam que possamos levar como legado a transformação de forma permanente, com uma sociedade mais conectada, evoluída e contributiva.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas