As frutas cristalizadas deram lugar à linguiça blumenau em uma receita de panetone salgado em Joinville. A confeitaria, já conhecida por sair do óbvio em outras datas comemorativas, inovou na receita do tradicional doce natalino e deu um novo gosto à sobremesa original.

Continua depois da publicidade

A ideia de adaptar a receita do doce surgiu ainda na Páscoa, quando Renata Ferreira, proprietária da confeitaria, criou um ovo de empadão. Na ocasião, a novidade fez sucesso entre os clientes que eram mais fãs dos salgados do que os tradicionais ovos de chocolate.

Veja fotos do panetone salgado

Com a chegada da temporada natalina, a confeitaria Humm Doces e Bolos também resolveu replicar o sucesso, mas desta vez nos panetones. A massa segue o mesmo padrão, com trigo, ovos e fermento, mas também leva milho, azeitonas, requeijão e especiarias.

— Ele tem como base a massa do panetone, porém não vão aquelas essências do panetone, as especiarias. A gente traz a parte dos salgados:  os temperos feitos com linguiça Blumenau e requeijão. Então, a gente tira toda a parte do doce, do chocolate, das frutas e traz os elementos dos salgados — explicou Renata ao NSC Total.

Para chegar até a receita, a confeiteira testou duas combinações diferentes que resultaram na delícia salgada. Assim que o panetone fica pronto, o aroma de linguiça defumada e pão quentinho toma conta da loja. Quem prova, se surpreende com uma massa fofinha e úmida.

Continua depois da publicidade

— A linguiça tem um gosto muito marcante, então ela já evidencia bastante. Só de sentir o cheiro já dá água na boca — afirma.

O panetone de 700 gramas custa R$ 68 e é vendido apenas sob encomenda. Já os minis, de aproximadamente 100 gramas, custam R$ 12 e estão disponíveis à pronta entrega.

Produção a todo vapor

A produção dos doces e salgados na confeitaria localizada na Rua Dona Francisca, bem no Centro de Joinville, começa às 4h da madrugada, para que a vitrine já esteja cheia às 7h, quando a loja abre.

Por conta da alta demanda, a encomenda dos panetones salgados serão aceitas somente até esta sexta-feira (12). Isso porque, além da receita natalina, a confeitaria também produz bolos, tortas, salgadinhos, copos de felicidade e outras sobremesas.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Fernanda Silva