Neste sábado (1º), o papa Francisco chegou ao 16º dia internado no Hospital Gemelli, em Roma. O pontífice de 88 anos luta contra uma pneumonia bilateral. Conforme o boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé no começo do dia, ele passou a noite tranquilo e ia repousar parte da manhã.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na sexta-feira, o papa teve uma crise isolada de broncoespasmo, que levou a um episódio de vômito com inalação. Durante a manhã do dia em que completou duas semanas de internação no hospital, o pontífice recebeu eucaristia na capela e fez fisioterapia respiratória.

Ainda no boletim divulgado na sexta, o Vaticano afirmou que Francisco foi submetido à broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva. Segundo a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, ele permaneceu vigilante e orientado, colaborando com todas as manobras terapêuticas.

Não há previsão de alta.

Continua depois da publicidade

“Os médicos precisam de 24 a 48 horas para avaliar o impacto dessa crise”, disse uma fonte do Vaticano à AFP, detalhando que o primeiro papa latino-americano “está de bom humor”.

O papa foi internado na clínica Gemelli de Roma em 14 de fevereiro por uma bronquite, que se agravou para uma pneumonia dupla. A preocupação aumentou consideravelmente no fim de semana passado, quando o argentino sofreu um forte ataque de asma e precisou, inclusive, de uma transfusão de sangue.

O quadro de saúde do papa Francisco

Leia mais

Relembre a visita de Papa Francisco ao Brasil

Francisco quebra protocolo do Vaticano e faz pedido importante sobre a própria saúde