O papa Francisco “dormiu a noite toda e mantém seu repouso”, de acordo com o novo boletim do Vaticano da manhã desta terça-feira (4). O informe foi divulgado um dia depois da revelação de que o pontífice teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A condição médica de Francisco, de 88 anos, foi causada por um “importante acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo“. Nos dois casos de insuficiência respiratória aguda, o muco foi aspirado pelo papa. O acúmulo, segundo os médicos, é uma consequência da pneumonia, e as crises foram provocadas pela “reação dos brônquios, que tentaram expelir o muco acumulado para eliminar as bactérias”, comunica o boletim.

Francisco fez novos exames de sangue que “permaneceram inalterados, sem sinais de leucocitose”, o que, segundo o informe, indica a ausência de uma nova infecção. No entanto, a ventilação mecânica não invasiva precisou ser retomada.

De acordo com a atualização da Santa Sé, o prognóstico da saúde de Francisco continua reservada e o quadro clínico do papa segue complexo. Entretanto, o Vaticano garante que o papa permaneceu sempre vigilante.

Continua depois da publicidade

O pontífice continua com o tratamento e a fisioterapia respiratória e retomou a ventilação de alto fluxo, usando os cateteres nasais para oxigênio. Segundo o boletim, a situação, no momento, “parece estável dentro de um quadro complexo”.

O que é a insuficiência respiratória aguda

A insuficiência respiratória aguda é caracterizada por níveis baixos de oxigênio ou altos de dióxido de carbono, que podem ser perigosos para a saúde. O paciente pode ter falta de ar, confusão, respiração acelerada e disfunção cardíaca. 

Internação do papa Francisco

O papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Ele segue internado desde então, sem previsão de alta.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quadro complexo e chance de renúncia: o que se sabe sobre o estado de saúde do papa Francisco

O que acontece se o papa Francisco renunciar?