Em sua primeira Missa do Galo como líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV afirmou nesta quarta-feira (24) que negar ajuda aos pobres e aos estrangeiros equivale a rejeitar o próprio Deus. A celebração ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e marcou o primeiro Natal do pontífice à frente da Igreja.
Continua depois da publicidade
Ao refletir sobre o nascimento de Jesus em um estábulo, por não haver lugar em uma hospedaria, Leão XIV defendeu o acolhimento humano:
— Na terra não há espaço para Deus se não houver espaço para o homem: não acolher um significa não acolher o outro — disse.
Crítica à “economia distorcida” e defesa da dignidade humana
Durante a celebração, o papa voltou a criticar o que chamou de “economia distorcida”:
— Enquanto uma economia distorcida leva a tratar os homens como mercadoria, Deus torna-se semelhante a nós, revelando a infinita dignidade de cada pessoa. Enquanto o homem quer tornar-se Deus para dominar o próximo, Deus quer tornar-se homem para nos libertar de toda a escravidão. Será este amor suficiente para mudar a nossa história?
Continua depois da publicidade
O pontífice citou ainda uma frase do papa emérito Bento XVI ao lamentar a indiferença do mundo em relação às crianças, aos pobres e aos estrangeiros.
— Enquanto a noite do erro obscurecer esta verdade providencial, então não há espaço sequer para os outros, para as crianças, para os pobres, para os estrangeiros — disse, citando Bento.
Veja a íntegra da Missa do Galo
Primeira Missa do Galo de Leão XIV
Cerca de 6 mil fiéis acompanharam a Missa do Galo dentro da Basílica de São Pedro, enquanto outras milhares de pessoas assistiram à celebração por telões instalados na Praça São Pedro, sob forte chuva em Roma. Antes do início da missa, o papa saiu para cumprimentar os fiéis que estavam do lado de fora.
Eleito em maio para suceder o papa Francisco, morto em abril, Leão XIV celebra seu primeiro Natal como pontífice. Nascido em Chicago, ele é o primeiro papa dos Estados Unidos e também o primeiro integrante da Ordem de Santo Agostinho a assumir o cargo.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (25), o papa celebra a Missa de Natal e, em seguida, profere a tradicional mensagem e bênção “Urbi et Orbi” — à cidade de Roma e ao mundo — da sacada central da Basílica de São Pedro.
Desde o início do pontificado, Leão XIV tem destacado temas como o cuidado com os pobres, os imigrantes e os riscos à dignidade humana, além de reforçar a importância da esperança em meio aos conflitos armados que afetam diferentes regiões do mundo.





