O galo Pipo foi adotado por uma família de Chapecó, no Oeste catarinense, há cerca de oito anos atrás. De lá até aqui, o animal de estimação já se habituou a rotina humana: Pipo gosta de colo, de assistir televisão e até acorda a família em casa.
Continua depois da publicidade
Pipo foi adotado por Odete Federisse e a filha, a estudante de biomedicina Thalia Federisse, em 2018, depois que a chácara da família foi vendida. Desde aquele momento, Pipo chamou a atenção das duas mulheres justamente por ser “diferente” dos outros galos.
— Ele sempre foi um galo muito tranquilo, mansinho e foi ficando com a gente — disse Thalia, em conversa com o NSC Total.
Apesar de inusitado, Pipo não foi o primeiro pet de Thalia. Segundo a jovem, coelhos, gatos, passarinhos, porquinhos-da-índia e até um casal de faisões marcaram a infância dela.
Galo Pipo tem manias curiosas
Segundo Thalia, Pipo é acostumado a ganhar colo e assistir televisão. O galo ainda tem outras manias, mas ele não perdeu o costume: Pipo sempre canta para acordar a família.
Continua depois da publicidade
— Ele começa a cantar bem cedo, tipo umas 3h e pouco. Tem dias que, se a gente estiver acordado, dá pra ouvir ele cantando mais cedo ainda — disse a estudante.
Pipo já teve quatro filhotes. Mesmo com a rotina corrida, o papai galo consegue cuidar de suas duas famílias. Quatro galos, que são filhotes de Pipo, também mantêm a tradição do pai de cantar cedo.
— Ele canta cedo e só dá pra ouvir se a gente estiver acordado mesmo. Os filhos dele cantam junto. Um começa e depois todos cantam — revelou Thalia.
Continua depois da publicidade
Pipo é famoso na região
Pipo é considerado um membro da família Federisse. Adotado há alguns anos, o galo sempre demonstrou carinho e afeto pela família.
Em entrevista ao g1, Thalia disse que os moradores da região conhecem a história do animalzinho de estimação e que, às vezes, ela é reconhecida como a “Thalia do galo”.
Segundo a estudante, os moradores perguntam sempre por Pipo, para saberem como ele está.
— A maioria pede pelo galo. Perguntando: “E o Pipo?” e eu digo “tá la”. Pra nós é normal ter ele — brinca Thalia.
Em 2022, o galo ganhou um presente especial: a Popó, da Galinha Pintadinha, um brinquedo que canta. Thaila conta que Pipo ficou muito feliz com o presente, já que esse é o desenho favorito do galo.
Continua depois da publicidade
Em vídeo, a reação de Pipo encanta, já que o galo parece surpreso com o brinquedo e reconhece a sua música favorita.
Veja vídeo de Pipo
Leia mais
Representantes de Chapecó passam para a próxima fase do Santa Catarina Canta
Maior complexo da América Latina de gigante dos salgadinhos será construído no Oeste de SC