Trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau paralisaram os serviços nos terminais Aterro e Fonte no final da manhã desta terça-feira (16). A ação é uma forma de protesto contra a votação marcada para as próximas horas na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
A prefeitura enviou na segunda (15) à Casa legislativa uma proposta para revogar uma lei de 22 anos que obriga os veículos do transporte coletivo da cidade a terem pelo menos dois profissionais a bordo: motorista e cobrador, função que, agora, pode cair.
Conforme o sindicato da categoria, a mobilização nos dois terminais durou das 10h30min ao meio-dia, informou o sindicato. A sessão estava marcada para as 11h, mas começou 11h45min. A pauta do transporte coletivo é uma das dezenas do dia.
Os veículos voltaram a circular normalmente, mas com o andamento da votação, novas paralisações podem ocorrer ao longo do dia, alertaram os representantes dos trabalhadores.
O que diz a prefeitura e Blumob
Em nota, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito disse que “encaminhou ofício aos responsáveis solicitando a imediata retomada do serviço, a fim de minimizar os transtornos à população”. “A SMTT segue acompanhando a situação e adotando as medidas cabíveis dentro de suas competências”, termina o texto.
Continua depois da publicidade
Já a empresa contratada para prestar o serviço, a Blumob, não quis se manifestar.

