A família Meldola, moradora do bairro Guanabara, perdeu todos os pertences durante o alagamento que atingiu diversos pontos de Joinville durante a madrugada e manhã desta segunda-feira (24). Hervingh da Costa Meldola acordou, por volta das 6h, já com a água batendo na cama. Paraplégico, ele saiu do hospital há 10 dias, após um tratamento intenso para combater uma infecção pulmonar.
Continua depois da publicidade
Sua esposa, Tainara Antunes de Lima, de 28 anos, contou ao NSC Total que a água da enchente chegou a atingir alguns ferimentos abertos que Hervingh ainda tem após a internação. Segundo ela, o marido ficou cerca de um mês em coma e, agora, continua um tratamento em casa com antibióticos.
Veja fotos
Como água invadiu casa da família
O imóvel da família fica na Rua Paulo Bernardino Braz, no bairro Guanabara. É a última casa da via, beirando o rio. Tainara saiu para trabalhar por volta das 3h da madrugada. No momento, o alagamento ainda não tinha tomado conta da região.
— Meu esposo levantou para tomar o remédio dele, era por volta de cinco e pouco da madrugada, e a maré estava alta. Dá para olhar pela janela. Mas só que [a água] não estava no terreno até então. Daí ele voltou a dormir. Por volta das 6h ele sentiu a água batendo na cama e se assustou. Ele levantou e [a água] já tinha invadido a casa toda — conta Tainara.
Hervingh gravou um vídeo para enviar à esposa como estava a situação no momento em que acordou. As imagens mostram os móveis e eletrodomésticos parcialmente submersos pela água.
Continua depois da publicidade
Confira vídeo
“Perdemos tudo”
A família, composta pelo casal e duas crianças, uma menina de nove anos e um menino de oito, relata que todos os objetos da casa foram comprometidos pela água da enchente.
— Perdemos tudo. Desde comida, geladeira, máquina, camas, muitas roupas, fralda, até medicamento dele [marido]. Então é uma situação bem complicada — diz Tainara.
Alerta amarelo em Joinville
Após grande volume de chuva, com 100 milímetros nas últimas 24 horas, a Defesa Civil de Joinville elevou, na manhã desta segunda-feira (24), o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Amarelo.
A elevação do nível do Plancon se deve ao risco de serem registradas novas ocorrências que podem impactar a cidade, informou o órgão. Os sistemas meteorológicos indicam possibilidade que a chuva continue, com acumulado que pode chegar a aproximadamente 50 milímetros até o fim do dia.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, choveu cerca de 100 milímetros em 24 horas, com o maior acumulado durante a madrugada e início desta manhã. A região mais afetada foi a Zona Sul, que registrou diversos alagamentos nas principais vias de acesso ao Centro, como nas ruas Florianópolis, Monsenhor Gercino, Adolfo da Veiga e laterais da rua Anitápolis.

















