Uma ponte que não serve para pedestres, nem para carros e muito menos para caminhões, é o objetivo de uma construção milionária na Califórnia.

Continua depois da publicidade

A ponte que leva o nome de Wallis Annenberg Wildlife Crossing, atravessa a rodovia US 101, e liga duas áreas de meio ambiente protegidas entre Calabasas e Westlake Village.

O custo da ponte está estimado em 19 milhões de dólares (cerca de R$ 100 milhões). O objetivo da construção é evitar que animais silvestres sejam atropelados na via que atravessa as duas áreas.

As obras da ponte começaram em 2022, e segundo o governador Gavin Newsom, recebeu recursos finais para ser concluída até metade de 2026. As imagens mais recentes mostram que a ponte ainda não conecta nada, mas os trabalhos seguem avançando.

Continua depois da publicidade

A ideia é que a ponte seja coberta de vegetação nativa e que se integre com a paisagem natural do local, para que os animais não estranhem, e vejam a ponte com uma passagem natural e contínua.

Animais como coiotes e pumas, até coelhos e répteis devem usar a ponte e assim, evitando mais mortandade dessas espécies. A obra vem ao encontro de dados alarmantes que mostram que todos os anos, 48 mil veados e 100 pumas morrem em estradas da Califórnia.

Estimativas da Universidade da Califórnia apontam que, em 2024, mais veados foram mortos por veículos do que por caçadores no estado. Os acidentes, além de serem tragédias ambientais, também causam prejuízos financeiros significativos de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Continua depois da publicidade

Você pode gostar de ver também o país cria estrada a 400 metros abaixo do mar e motoristas vão dirigir sob pressão do oceano.