nsc

    Parque da Pedra Branca será fechado após exame comprovar botulismo em lago

    Morte de 80 patos em lago determina isolamento da área para evitar contágio

    29/05/2019 - 06h49 - Atualizada em: 29/05/2019 - 11h36

    Compartilhe

    Por Redação CBN Diário

    Depois que um exame comprovou a presença da bactéria responsável pelo botulismo no lago do parque Pedra Branca, em Palhoça, a prefeitura decidiu fechar o acesso ao local a partir desta quarta-feira (30). Serão colocados tapumes, placas e fitas de isolamento. Não há previsão de reabertura.

    Conforme o secretário de Saúde do município, Rosinei Horácio, os patos devem ser retirados do lago e isolados por 40 dias em outro ambiente próximo ao parque. No mês passado, 80 patos morreram e um deles, ficou comprovado, em consequência do botulismo.

    — Estamos colocando equipamentos para oxigenar a água. A oxigenação da água caiu muito nesses últimos tempos. Então, há uma possibilidade maior de proliferação dessa bactéria (Clostridium botulinum). Estamos orientando a comunidade para que não dê alimento aos patos, porque aconteceu isso devido a essa situação. Vamos fazer periodicamente exames até obter o diagnóstico de que não há mais a bactéria naquela área — afirma Horácio.

    Prevenção

    Segundo Rosinei Horário, as entradas do parque do bairro Pedra Branca serão fechadas por tapumes e fitas de isolamento. Placas devem alertar para o problema e a necessidade de evitar a contaminação das pessoas. O secretário alerta para as formas de contágio.

    — Por exemplo, se pegar um peixe, e ele estiver com botulismo, pode transmitir para o ser humano. No contato com as mãos... uma criança vai numa grama... por isso, que a gente está fazendo essa medida preventiva, pra que não se use o local ali até que se tenha um diagnóstico adequado. Foram feitos mais exames que devem ter resultados divulgados em até duas semanas.

    O parque Pedra Branca é bastante frequentado aos fins de semana, para caminhadas e passeios com crianças. A prefeitura não tem um levantamento de quantas pessoas em média circulam pelo local.

    Alerta

    O botulismo pode atingir animais e seres humanos. Nas pessoas, causa envenenamento grave e pode levar à morte.

    Os principais sintomas são paralisia das pernas, pálpebras e pescoço. Quem perceber algum desses sinais deve procurar ajuda médica imediatamente.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas