O parque do Lago da Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, que havia sido fechado totalmente para visitação do público por uma “explosão” no número de carrapatos, foi reaberto ao público na sexta-feira (28). A liberação acontece após uma ação de controle sanitário, ao longo da última semana, para preparação do espaço, segundo a prefeitura. As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o executivo municipal, que anunciou a reabertura por uma rede social, o objetivo da interdição foi “garantir a segurança dos frequentadores, prevenindo a proliferação de carrapatos na área”. O local, conhecido como um espaço propício para caminhadas e passeios ao ar livre, teve um aumento considerável no número de capivaras, um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela.

Uma nova interdição de três dias deve ser feita daqui duas semanas para aplicação de inseticidas no local, segundo o coordenador da Defesa Civil de Palhoça, Júlio Marcelino, “para que a gente possa trazer segurança para esse local novamente”.

Marcelino também pede para que as pessoas que passarem pelo local não alimentem as capivaras. A orientação também foi explicitada em uma placa no parque, alertando para o risco de transmissão de doença e intoxicação de mortalidade do animal.

Continua depois da publicidade

Leia também

Cidade de SC aparece no top 10 da geração de empregos na construção civil no Brasil

Rodovias de SC têm lentidão em trecho que é “velho conhecido” na volta do Carnaval