Foi identificado como Rafael Alves de Oliveira, de 48 anos, o homem que morreu enquanto fazia trilha na Pedra da Tartaruga, em Garuva, no Norte catarinense. Rafael era um trilheiro experiente e teria passado mal na manhã de domingo (24). Pessoas que estavam com ele no momento tentaram reanimar Rafael, mas ele não resistiu e morreu na trilha.

Continua depois da publicidade

Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte de Rafael. “Descansa em paz Rafa, obrigada por tudo que um dia vivemos, sei que partiu fazendo o que amava. Guardarei lindas lembranças em minha memória”, “fará falta, amigo das conversas, das dicas de trilha, dos encontros por aí” e “Rafael partiu fazendo o que amava e no lugar que tanto amava, deixando em todos nós um exemplo de dedicação e paixão pela vida”, comentaram algumas pessoas.

O velório de Rafael está marcado para ocorrer a partir das 18h desta segunda-feira (25) na Capela Angelus. Às 9h de terça-feira (26), o corpo seguirá para enterro no Cemitério Nossa Senhora de Fátima.

Rafael precisou ser resgatado em trilha

Era 10h20min quando os bombeiros militares receberam a informação inicial de que o homem havia sofrido um infarto e precisava ser resgatado. Imediatamente, os socorristas acionaram a aeronave Águia da Polícia Militar, a qual tentou deslocamento até o local, porém sem êxito devido às condições climáticas. 

A trilha era de difícil acesso. Segundo os bombeiros, o deslocamento de uma caminhonete 4×4 até o início da trilha foi de aproximadamente 75 quilômetros, com duração de cerca de 3 horas. Depois, os socorristas ainda precisaram caminhar por 4,5 quilômetros até encontrar a vítima.

Continua depois da publicidade

Cerca de 20 minutos após a chegada da guarnição bombeiro militar, chegaram ao local as equipes dos bombeiros voluntários e do Samu, com médico e enfermeiro, momento em que foi confirmada a morte da vítima.  

Em seguida, foi iniciada a retirada da vítima do local. O corpo foi levado até a ambulância avançada do Samu. A extração foi realizada com uma espécie de “maca sobre rodas”. O transporte até a viatura demandou cerca de 2h30min por conta da distância da trilha.

Leia também

Começa julgamento de 10 réus que espancaram torcedores do Paysandu em Joinville

Ônibus fica sem freio em descida de serra e manobra evita acidente na BR-376