Um parto precisou ser feito às pressas neste domingo (23) depois que a gestante sofreu uma parada respiratória em Blumenau. A mulher chegou a ser atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar que se deslocou até o bairro Testo Salto, onde já estava o Samu, para ajudar na ocorrência. Os socorristas optaram pelo parto de emergência e conseguiram salvar a criança, que foi encaminhada ao hospital.

Continua depois da publicidade

A mãe, porém, não resistiu e morreu no local.

Receba notícias do Vale do Itajaí direto no WhatsApp

De acordo com a guarnição do Arcanjo, quando as equipes chegaram para atender a paciente, ela já estava em parada cardíaca há cerca de 30 minutos. Os demais profissionais tentavam a reanimação cardiopulmonar, mas não havia sinal de retorno da pulsação da mulher.

Para aumentar a chance de vida da gestante e do bebê, o médico decidiu fazer a cesariana. Com o parto feito fora de um ambiente hospitalar, os profissionais perceberam que o recém-nascido também estava em parada cardíaca, o que exigiu manobras de reanimação cardiopulmonar.

Continua depois da publicidade

A equipe conseguiu o retorno dos batimentos cardíacos da criança, que foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio pelo Samu. O pai do bebê acompanhou o atendimento e foi conduzido junto à unidade hospitalar. Segundo informações dos socorristas, a criança segue estável na UTI.

— Na ocorrência de hoje trabalhamos muito. Foi uma ocorrência gravíssima, de extrema importância, de alta complexidade, e nossa sinergia foi incrível. Indescritível o sentimento de retirar a criança em PCR e a emoção de sentir os batimentos cardíacos do recém-nascido após cada esforço empenhado. Só agradecer por estarmos sempre em treinamento — relatou a enfermeira Thatiany Uliano, que esteve envolvida no atendimento.

De acordo com relatos de testemunhas, a mulher não teve problemas durante a gestação. A Polícia Militar também esteve no local junto com o Instituto Geral de Perícia que deve apurar as causas da morte da mãe.

*Estagiária sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também:

Com UTIs lotadas no Vale do Itajaí, paciente é levado de helicóptero ao Sul de SC

Motorista de carro morre preso às ferragens em colisão com caminhão em Ituporanga

Destaques do NSC Total