O meteoro avistado no céu de Santa Catarina na noite dessa quarta-feira (23) surpreendeu moradores do Sul do Estado. O fenômeno nomeado como meteoro bólido, deixou um rastro luminoso por onde passou, por volta das 19h. Moradores relataram estrondos e um clarão causado rapidamente.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Vanessa Medeiros, professora orientadora do Parque Astronômico Albert Einstein em Criciúma, explica que este bólido é raro e imprevisível.
— Um bólido é um tipo de meteoro, que deixa um rastro luminoso no céu, ocasionado por uma rocha ou lixo espacial. Ainda não se tem a confirmação da origem desse meteoro visualizado em SC, Paraná e Rio Grande do Sul — pontua.
Relatos do momento
Com cor esmeralda, o objeto misterioso que cruzou o céu catarinense causou surpresa na população. Vídeos foram gravados em inúmeros locais, como a beira-mar, no trânsito ou até por câmeras de segurança. Uma moradora de Balneário Arroio do Silva conta que presenciou o momento.
Continua depois da publicidade
“Moro em Balneário Arroio do Silva. Estava no estacionamento do mercado, quase 19h. Leve explosão. Num primeiro momento pensei se tratar de fogos de artifício, mas não era a explosão habitual, nem as cores. Muito bonito. Inesquecível”, relatou a internauta nas redes sociais.
Algumas pessoas ainda dizem ter identificado pequenos tremores em paredes e janelas de casas no momento da passagem do fenômeno, que também é conhecido popularmente como estrela cadente. Franciely Costa, moradora do bairro Coloninha, em Araranguá, não entendeu na hora do que se tratava quando presenciou o clarão em meio a escuridão.
Veja vídeos do meteoro
— Minutos antes o bairro ficou sem luz, por isso acabei vendo o clarão, mas não vi o rastro. Logo depois escutei o barulho, mas jamais imaginava que se tratava de um meteoro — conta Franciely.
Chuva de meteoros
De acordo com astrônomos brasileiros, há possibilidade deste bólido fazer parte de uma chuva de meteoros chamada líridas. O espetáculo foi presenciado por professores do parque astronômico de Criciúma, e segue sendo estudado.
Continua depois da publicidade
— Essa chuva tem esse nome porque os meteoros que surgem podem ser da Constelação de Lira. Mas ainda é muito precipitado fazer essas confirmações. Por isso existem as redes de monitoramento em todo o país — completa a professora Vanessa Medeiros.
Leia mais
Saiba o que é o objeto misterioso de cor esmeralda que cruzou o céu de cidades de SC
Bombeira se “enfia” dentro de bueiro para resgatar filhotes de cachorro abandonados em SC
