Uma passarela que liga uma escola ao novo prédio em construção do Colégio Bonja começa a ganhar forma na Rua Dona Francisca, uma das mais tradicionais de Joinville. A previsão é que a obra seja concluída entre outubro e novembro deste ano. 

Continua depois da publicidade

O prédio fará parte da unidade internacional do Colégio Bonja, o Bonja International. Ainda em 2025, conforme o diretor-geral do Grupo Bom Jesus Ielusc, Silvio Iung, a adesão ao novo modelo de ensino atraiu grande quantidade de famílias interessadas em matrículas, o que gerou uma necessidade de ampliar a unidade, que terá dois prédios, um na frente do outro.

Veja fotos da passarela em construção

Após o início da construção, a estrutura base da passarela foi instalada de forma antecipada em 11 de janeiro e deve ser concluída em paralelo com a finalização do novo prédio. Ao NSC Total, o diretor-geral do grupo explicou que a instalação aconteceu durante o período de férias da população, aproveitando a diminuição de trânsito na região.

Além disso, o grupo reforça que a passarela é um equipamento privado para uso exclusivo de alunos e colaboradores.

O uso do novo prédio deve acontecer de forma gradativa, com ocupação plena apenas em 2030. Segundo a instituição, toda a execução do projeto está dentro do cronograma inicial. 

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o novo prédio do Bonja

O novo imóvel terá 10 mil metros quadrados, dividido em cinco andares. Iung comenta que, nos próximos meses, quem passar pelo local já vai começar a ver o “esqueleto” do prédio tomando forma, mesmo que a previsão final da obra seja somente para 2026. O projeto arquitetônico do espaço é de Danielle Allage, da Ability Projetos e Construções.

Como os dois prédios da unidade internacional ficarão na frente um do outro, uma passarela será construída para interligar os imóveis. O novo estabelecimento terá área de convivência, laboratório, salas de aula e área esportiva na parte superior do edifício, sendo capaz de receber 500 alunos em tempo integral.

O imóvel ainda vai contar com área de circulação, administrativa, biblioteca, auditório, e restaurante, aponta Iung.

passarela terá 106 metros quadrados de área, com 30,5 metros de extensão. A construção de passarelas particulares sobre logradouros públicos foi autorizada por meio de lei aprovada no ano passado pela Câmara de Vereadores. Uma das regras é a obrigatoriedade de apresentação do estudo de vizinhança. A permissão de uso é onerosa, isto é, com pagamento à prefeitura – no caso, pelo uso do espaço aéreo. A passarela protocolada para o Bonja será a primeira com regras da nova legislação.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira