Em mais um passo para a modernização do transporte coletivo, os ônibus de Joinville passam a aceitar cartões de crédito ou débito para pagamentos de passagens por aproximação. O novo modelo é válido a partir de 1º de fevereiro. Os métodos de pagamentos anteriores continuam válidos.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21). O valor da passagem para a nova modalidade será de R$ 6,50, acompanhando a tarifa que está vigente no município. Os validadores dos ônibus estarão aptos a processar pagamentos de cartões físicos e também de dispositivos móveis, como telefones celulares e relógios inteligentes, desde que possuam a tecnologia NFC habilitada.
Crédito ou débito?
Segundo a prefeitura, caso o cartão do usuário possua as funções de crédito e débito ativas, o sistema efetuará o lançamento automaticamente na função crédito. A cobrança no débito será realizada apenas em cartões que operem exclusivamente nesta modalidade.
Além disso, ainda conforme a gestão municipal, a utilização do Cartão Ideal continua sendo a principal modalidade de pagamento.
Como evitar erros
Para evitar leituras acidentais ou cobranças indesejadas, a orientação é que o passageiro aproxime do validador apenas o cartão ou dispositivo que pretende utilizar, evitando a aproximação da carteira ou bolsa completa para assegurar que apenas o meio de pagamento escolhido seja identificado pelo sistema.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira





