Pazuello nomeia veterinário para cargo estratégico no debate da vacinação contra Covid-19

Laurício Cruz ficará responsável por coordenar medidas de controle de doenças transmissíveis, como a Covid-19

Compartilhe:

Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello (Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde)

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nomeou o médico veterinário Laurício Monteiro Cruz como novo diretor do departamento de imunizações e doenças transmissíveis do Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Cruz ficará responsável por coordenar medidas de controle de doenças transmissíveis, como a Covid-19, e deve atuar nas discussões sobre a estratégia de uma possível vacinação contra o coronavírus.

Continua após a publicidade

A função é subordinada à secretaria de vigilância em saúde, hoje ocupada pelo farmacêutico Arnaldo Medeiros, que havia sido indicado pelo centrão, bloco formado por partidos como PL, PSD, Solidariedade, PP e Republicanos.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31).
Cruz é mestre em medicina veterinária pela Universidade de Brasília e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal.

> Grande Florianópolis passa a ter mais de 30 mil casos de coronavírus após correção

Também trabalhou na diretoria de vigilância em saúde do DF no controle de leishmaniose e fez especialização em vigilância sanitária, com foco na leishmaniose visceral em cães.
A nomeação de Cruz foi questionada por meio de mensagem em redes sociais pelo ex-secretário da área na pasta, Wanderson Oliveira.

Continua após a publicidade

“Nada contra os veterinários, mas essa pessoa que colocaram para coordenar o Programa Nacional de Imunização é um veterinário sem experiência com imunização”, disse. “É lamentável que estejamos vendo esse desmonte da SVS [secretaria de vigilância em saúde].”

Cruz ocupará o lugar de Marcelo Wada, também formado em veterinária, mas com mestrado em saúde coletiva e servidor de carreira do ministério. Ele ocupava o cargo de forma interina. Antes, o cargo foi ocupado pelo médico infectologista Julio Croda, que deixou a pasta em meio a divergências com o governo no início do combate à Covid-19.
Questionado, o Ministério da Saúde afirma que o novo diretor tem experiência na área de vigilância ambiental e epidemiológica como servidor de carreira do governo do DF, onde foi subsecretário substituto de vigilância em saúde.

Continua após a publicidade

“Essa ampla experiência de gestão na área de vigilância em saúde motivou sua indicação para diretoria do DEIDT/SVS, departamento do Ministério da Saúde responsável, entre outras atribuições, por definir normas e diretrizes para a vigilância epidemiológica e controle de doenças transmissíveis e imunopreveníveis”, aponta.

“É importante destacar que o médico veterinário tem um papel relevante na prevenção de doenças transmissíveis que estão diretamente ligadas à saúde humana.”

Continua após a publicidade

Segundo a pasta, o controle do Programa Nacional de Imunizações, que é vinculado ao departamento chefiado por Cruz, deve continuar a cargo da enfermeira Francieli Fantinato.

Leia também:

Continua após a publicidade

SC volta a ter praias cheias e festas apesar de restrições por causa do coronavírus

E se fossem crianças as vítimas mais frequentes do coronavírus?