Com peças do naufrágio mais emblemático da história, o Museu Oceanográfico Univali em Balneário Piçarras, no Litoral Norte catarinense, passou a contar, desde 23 de setembro, com uma ala exclusiva sobre o Titanic. Quem visita a exposição de longa duração, considerada a mais completa da América Latina, encontra itens originais da embarcação.
Continua depois da publicidade
A nova ala do museu é fruto de uma expansão, que conta com outras novidades. O acervo do Titanic, que afundou em 14 de abril de 1912, é composto por peças originais, réplicas fidedignas e outros objetos que, com informações detalhadas, ajudam a resgatar a história do navio que já ganhou os telões do cinema.
Veja fotos
Entre os itens estão talheres, pratos, aparelhos para refeições, itens de decoração e diversas outras peças. A exposição pode ser visitada no Museu Oceanográfico Univali, localizado na Avenida Sambaqui, 318.
Com expansão, outras alas foram abertas
Além do Titanic, há uma exposição dedicada às Regiões Polares, uma das mais completas da América Latina sobre o tema, com cinco salas dedicadas ao Ártico e, especialmente, à Antártica. Na coleção, há equipamentos raros e registros visuais que ilustram a evolução do mergulho ao longo do tempo.
Já a ala sobre a Poluição dos Mares apresenta dados atuais sobre os impactos da ação humana nos ecossistemas, promovendo conscientização e reflexão sobre práticas mais sustentáveis.
Continua depois da publicidade
Ainda, a Pesca Tradicional também ganhou espaço e o acervo destaca essa atividade essencial da costa brasileira, valorizando expressões culturais e importância para a identidade de diversas comunidades. Além desta, a exposição Embarcações Tradicionais conduz o visitante por uma viagem histórica e cultural através de modelos de embarcações de diferentes partes do mundo.
Conforme o museu, todas as exposições estão abertas para visitação em horário de funcionamento regular, de terça-feira a domingo, das 14h às 17h30min.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
História de amor entre ex-seminarista e ex-carmelita de Jaraguá do Sul viraliza na web
Sorteio de título de capitalização vai pagar R$ 2 milhões em comemoração de aniversário em SC



