publicidade

Meio ambiente

Pedaços de plástico são localizados no estômago de ave encontrada morta em Laguna 

Faigão-rola foi encontrado na Praia do Sol, já em estado de decomposição, na manhã do dia 21 de maio

12/06/2019 - 11h20 - Atualizada em: 12/06/2019 - 11h22

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Pedaços de plástico são localizados no estômago de ave encontrada morta em Laguna, Litoral Sul de SC
Faigão-rola foi encontrado morto na Praia do Sol, no dia 22 de maio
(Foto: )

Uma necropsia identificou a presença de micropedaços de plástico no estômago de um Faigão-rola encontrado morto em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. A ave foi localizada na Praia do Sol na manhã do dia 21 de maio em avançado estado de decomposição.

O corpo do animal foi recolhido por uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e encaminhado à Unidade de Estabilização de Fauna Marinha.

Apesar de o laudo necroscópico ter encontrado os resíduos de plástico no estômago da ave, não é possível saber se isso teria causado a morte do animal.

De acordo com a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, não foi possível identificar a causa da morte em razão do estado de decomposição em que a ave foi encontrada. A veterinária conta também que isso não é um caso isolado.

“Em uma proporção significativa das aves oceânicas que passam por necropsia na nossa Unidade de Estabilização, conseguimos registrar resíduos de microplástico no estômago", explicou a veterinária.

Animal é o segundo da espécie encontrado morto

A primeira ocorrência de faigão-rola em Laguna foi em julho de 2018, também na Praia do Sol. No dia seguinte, foi encontrado um faigão-de-bico-fino na praia do Mar Grosso.

Pedaços de plástico são localizados no estômago de ave encontrada morta em Laguna, Litoral Sul de SC
Espécies foram localizadas já sem vida em julho de 2018
(Foto: )

Apesar de terem sido localizadas já em estado avançado de decomposição, as espécies foram identificadas a partir da morfologia craniana. De acordo com a equipe do PMP, são aves oceânicas que medem entre 25 a 28 centímetros de comprimento e pesam em torno de 150 gramas aproximadamente.

A diferença entre elas está no bico. Enquanto o faigão-rola possui grandes lamelas filtradoras nas laterais da maxila para ter o plâncton como alimento ao contrário do Faigão-de-bico-fino que não possui essas cavidades.

As duas espécies colocam um ovo só, com um período de incubação de 45 dias. Eles fazem ninhos em colônias nas ilhas Geórgias e Sandwich do Sul, e nas Ilhas Shetland e Malvinas. O faigão-de-bico-fino também nidifica na Ilha Noir ao sul de Chile.

Pedaços de plástico são localizados no estômago de ave encontrada morta em Laguna, Litoral Sul de SC
(Foto: )

Leia mais notícias de Santa Catarina

Deixe seu comentário:

publicidade