Um pedreiro levou uma picada de jararaca durante o trabalho em Blumenau nesta quarta-feira (5). Era por volta das 15h quando um colega dele ligou para os bombeiros e pediu ajuda. Antes de ser levado ao Hospital Santa Isabel, a vítima ainda conseguiu matar a cobra.

Continua depois da publicidade

O acidente ocorreu em uma construção na Rua Dom Pedro I, no bairro Salto Weissbach. Os socorristas encontraram o pedreiro deitado em tábuas. O homem de 37 anos contou ter sido ferido no pé esquerdo e reclamava de forte dor no local, além de apresentar sonolência e sinais vitais alterados.

Após ser estabilizado, ele foi levado pelos bombeiros para atendimento médico. Uma imagem mostra a jararaca, de aproximadamente 35 centímetros, morta no chão.

As mais perigosas presentes em SC

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz.

Continua depois da publicidade

As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022.

O que fazer em caso de picada de cobra

  • Levar o acidentado o mais rapidamente possível a um serviço de saúde.
  • Lavar o local da picada somente com água e sabão.
  • Manter o acidentado em repouso. Se a picada tiver ocorrido no pé ou na perna, procurar manter a parte atingida em posição horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra.
  • Dar água para a vítima beber, desde que esteja consciente.
  • Se possível, tire uma foto do animal ou leve-o para identificação (mesmo se estiver morto).
  • Ligue assim que possível para o CIATox/SC – 0800 643 5252.

E quais são as cobras mais comuns em SC