A previsão do tempo indica: 2015 será lembrado como um ano de calor inédito no planeta. Conforme estudo divulgado nesta segunda-feira pela agência meteorológica britânica Met Office, a temperatura média mundial na superfície da Terra ficará, ao fim do ano, 1ºC mais alta do que o nível registrado na era pré-industrial (1850 a 1900). A marca será ultrapassada pela primeira vez na história.

Continua depois da publicidade

– Está claro que a influência humana está levando o clima moderno a territórios desconhecidos. É a primeira vez que alcançaremos 1ºC – declarou Stephen Belcher, do Met Office.

Chuva bate recorde histórico para o mês de outubro em Porto Alegre

O aumento da temperatura será de 1,02ºC em relação ao período do século 19, segundo uma projeção com base em dados coletados entre janeiro e setembro pelo programa HadCRUT, operado conjuntamente pelo Met Office e pela Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia.

Belcher descartou relação do aumento com o fenômeno El Niño que atinge o planeta em 2015:

Continua depois da publicidade

– Tivemos eventos naturais semelhantes no passado.

Temperatura no mundo deve aumentar 3°C até o fim do século, alerta ONU

O calor mais forte não deve ser exclusividade de 2015. As primeiras indicações apontam que 2016 será igualmente quente. Isso não significa, no entanto, que o aumento será repetido nos anos seguintes.

– Este ano é um marco importante, mas isso não significa que a cada ano a partir de agora haverá um aumento de 1ºC ou mais acima dos níveis pré-industriais, porque as variações naturais de temperatura continuarão a influenciar – disse Peter Stott, chefe de monitoramento do clima do Met Office.

Nasa revela que observação do El Niño será melhor do que em qualquer outro ano

Em comunicado, o Met Office também alertou para o impacto do aumento da temperatura no mar: “Os aumentos no nível global do mar, causados pelo aquecimento dos oceanos e o degelo, levam mais tempo para responder às crescentes concentrações de gases de efeito estufa do que a temperatura do ar. Temos visto um aumento do nível do mar médio de cerca de 20 centímetros desde os tempos pré-industriais, e isso é um terço do que você pode ver em 2100 em um mundo com um aumento de temperatura de 2º”.

Leia as últimas notícias do dia

A informação foi divulgada três semanas antes da Conferência do Clima de Paris (COP21), que tem o objetivo de fechar um acordo global para limitar o aumento da temperatura média global a 2ºC, o que o Met Office ainda acredita ser possível.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total