nsc
    santa

    Basquete

    Pela quarta vez seguida, Blumenau é SC na Liga de Basquete Feminino 

    Principal competição do país começa no domingo, Dia Internacional da Mulher. Estreia das catarinenses está marcada para a próxima semana

    07/03/2020 - 11h00

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    basquete-feminino-blumenau-lbf
    Equipe trabalha forte na reta final de preparação para a largada da competição
    (Foto: )

    A responsabilidade é grande. Blumenau é não só a única equipe de Santa Catarina, como também a única a representar o Sul do Brasil na Liga de Basquete Feminino (LBF), a principal competição do país. Na quarta vez seguida em que entrará em quadra em busca do título inédito, a equipe confia na experiência das atletas recém-contratadas e na base que atuou na última temporada para surpreender clubes com maior investimento.

    O início da competição não poderia ser em uma data mais simbólica: 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Mas a estreia de Blumenau é só no outro domingo, dia 15. Mais tempo para o treinador João Camargo Neto – auxiliar-técnico da Seleção Brasileira de basquete feminino – deixar o grupo pronto para a maratona de jogos que enfrentará até o fim da primeira fase. Esse tempo a mais, inclusive, caiu como uma luva para a comissão técnica. Isso porque as catarinenses começaram a preparação um pouco mais tarde em comparação às adversárias.

    reforco-basquete-feminino-blumenau-lbf
    A ala Joice Coelho (detalhe) é um dos principais reforços da equipe para a LBF
    (Foto: )

    Mesmo com a confirmação tardia de participação na LBF, Blumenau conseguiu buscar reforços importantes no complicado (e inflacionado) mercado do basquete feminino no país. A ala Joice Coelho (foto acima), 1,81m de altura, é uma das que chegou há poucos dias no Vale do Itajaí. Mãe de primeira viagem, a atleta vai celebrar o aniversário do pequeno Joshua em meio aos treinamentos para a estreia contra o Vera Cruz/Campinas-SP.

    – A gente começou a preparação mais tarde e os adversários não esperam muito de nós no começo, o que é bom. Com a intensidade que estamos tendo nos treinamentos desde que nos apresentamos, temos condições de surpreender – destaca a jogadora que também integra o grupo da Seleção Brasileira.

    Além de Joice, Blumenau acertou a contratação de outras seis jogadoras. Cacá Martins e Leila (que retornam à equipe após passagem em 2018), Vitória Marcelino, Nicole, Tati Castro e Karina Jacob.

    Os reforços se juntam às remanescentes Mariana Camargo, Tawani, Lisandra e Giulia no elenco que disputará a Liga. Além delas, Vic e Luana, ambas de 16 anos e formadas nas categorias de base, ainda complementam o grupo.

    Conheça o histórico recente de Blumenau na LBF:

    linha-do-tempo-blumenau-lbf
    (Foto: )

    “Melhor momento da minha vida”, diz técnico

    João Camargo (foto acima), técnico da equipe, se mostra empolgado pelo início dos treinos com as atletas e com aquilo que pode vir pela frente na Liga. Vindo de uma imersão na Seleção Brasileira – ele acompanhou o grupo na França durante o Pré-Olímpico –, o comandante tenta aplicar na equipe a metodologia dos trabalhos que são feitos no time verde-amarelo.

    Quanto à competição, Camargo projeta uma evolução gradual de Blumenau ao longo do campeonato, tendo os playoffs como o topo do gráfico de rendimento das jogadoras. O treinador diz viver a melhor fase da vida e não quer apenas obediência tática, mas também que o grupo esteja bem preparado fisicamente.

    camargo-tecnico-basquete-feminino-blumenau-lbf
    (Foto: )

    Para isso, o basquete blumenauense conta com o suporte do preparador Diego Falcão, da Seleção Brasileira, que auxilia remotamente na montagem dos treinos.

    – Hoje em dia o basquete exige que as atletas tenham muita intensidade física e uma excelente preparação, para suportar o dinamismo dentro de quadra tanto no ataque, quanto na defesa – defende o treinador.

    Quem vai disputar a LBF em 2020:

    times-lbf-x
    (Foto: )

    O primeiro jogo da LBF será entre Ituano-SP e Santo André-SP, no domingo, às 15h. Blumenau faz três jogos seguidos longe do torcedor: contra o Ituano-SP no dia 17, e LSB-RJ no dia 19. O primeiro jogo em casa será dia 26, contra Santo André-SP.

    Fórmula de disputa:

    formula-de-disputa-lbf-x
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Esportes

    Colunistas