publicidade

Cotidiano
Navegue por

Chuva em SC

Pelo menos 110 famílias ficaram desabrigadas durante chuva deste fim de semana no Norte de SC

Neste domingo, situação mais crítica é em Mafra, onde o rio Negro está em estado de alerta

02/06/2019 - 14h20 - Atualizada em: 02/06/2019 - 22h54

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Situação mais crítica nesta domingo é a do Rio Negro, em Mafra
Situação mais crítica nesta domingo é a do Rio Negro, em Mafra
(Foto: )

Cinco rios, localizados no Planalto Norte de Santa Catarina, atingiram a situação de atenção neste fim de semana por causa da chuva. De acordo com levantamento da Defesa Civil, o Rio Negro, em Mafra, já chegou ao estado de emergência com 9.208 centímetros acima do normal – subindo aproximadamente 2,8 centímetros por hora.

Dados do Epagri/Ciram mostram que o mês de maio foi um dos mais chuvosos em algumas regiões de SC desde 1994.

Ao todo, a enchente atingiu 282 pessoas em Mafra, pertencentes a 83 famílias que estão desabrigadas e desalojadas. De acordo com órgão, 33 famílias estão no ginásio do Cemma, nove no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e mais 41 na casa de familiares.

A Defesa Civil municipal realiza o levantamento de prejuízos aos moradores e as vias públicas do município, e deve decretar a situação de emergência. O órgão ainda esclarece que quem abandonou a casa e não notificou o órgão deve realizar o cadastro, pelo telefone (47) 3643-7742.

Já em Rio Negrinho, o nível está em 450 centímetros acima do normal, baixando seis centímetros no início desta tarde. A prefeitura já começou a disponibilizar kits de limpeza aos atingidos, a estimativa é que pelo menos 25 famílias ficaram desabrigadas durante a enxurrada. Neste domingo, oito delas ainda permaneciam fora das casas.

A pior situação na cidade aconteceu no Centro, onde a água ainda estava alta no fim da tarde desde domingo.

Nesta segunda-feira, as aulas da rede municipal, estadual, das oficinas pedagógicas (de natação) e da Escola de Música Valdeci Maia foram canceladas. Além disso, na rede particular não haverá aula.

Várias ruas do Centro de Rio Negrinho permaneciam com alagamento neste domingo
Várias ruas do Centro de Rio Negrinho permaneciam com alagamento neste domingo
(Foto: )

A estação Três Barras atingiu 6212 centímetros acima do normal, subindo aproximadamente 2,4 centímetros por hora. Como medida preventiva, a Defesa Civil retirou 20 famílias de suas residências que moram em área mais baixa no município. Já em Canoinhas, o nível do rio está acima do normal, mas estabilizado. O mesmo acontece com Campo Alegre e São Bento do Sul.

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais do DC, AN e Santa e aproveitar os descontos do Clube NSC. Acesse assinensc.com.br e faça sua assinatura.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação