Um castelo medieval chama a atenção de visitantes no Sul de Santa Catarina. Com uma construção imponente feita toda em pedras, o Castelo Belvedere é um grande destaque na pequena cidade de Treze de Maio, e colocou o município como destaque turístico no Estado.
A construção foi iniciada em 1999 e levou onze anos para ser finalizada. O projeto do castelo foi criado pelo Padre Nivaldo Ceron, e executado pelo pai dele, Olívio Ceron. A estrutura possui 1.200 metros quadrados, e está fixo por cinco mil metros de pedras de granito. Além disso, foram necessários 47 mil tijolos e 30 toneladas de telha durante a obra.
A ideia inicial era apenas de moradia para ambos, mas em 2020 o pároco decidiu abrir as portas do Belvedere para todo o público. Com mais de 30 anos de sacerdócio, o próprio padre Nivaldo é quem recepciona os visitantes. Ele compartilha toda a história envolvendo a construção do castelo, que segundo ele, sempre foi seu sonho de infância.
Continua depois da publicidade
Durante o tour, os visitantes podem conhecer o jardim, alguns cômodos e a capela. Todos os ambientes são decorados com móveis e itens de decoração de épica, para que o visitante tenha uma experiência completa. Além disso, o castelo conta com uma torre de mirante que promove uma ampla vista da cidade.
Para conhecer o Belvedere é necessário agendar a visita com antecedência, o castelo abre as portas somente aos finais de semana. Além do tour de visitação, também é possível agendar horários para ensaios fotográficos e aproveitar um delicioso café colonial digno de realeza.
Café colonial no Castelo Belvedere
Para quem desejar relaxar e apreciar um bom café após a visitação do castelo, o local possui uma cafeteria anexa, onde é servido um delicioso café colonial. No entanto, para poder degustar as os mais de 70 pratos doces e salgados, o visitante precisa fazer reserva. O buffet é servido em alguns dias do mês.
Outra alternativa é o Café Nobre, que serve suas delícias em uma das salas do castelo, utilizando-se de louças e de acessórios diferenciados. A exemplo do café que funciona anexo ao Castelo Belvedere, este também funciona mediante reserva e dias específicos do mês.
Continua depois da publicidade
Capela Santa Rita de Cássia
O Castelo Belvedere conta com a Capela Santa Rita de Cássia, que possui capacidade para 50 pessoas. No segundo e no último domingo do mês é celebrada uma missa em latim. Além dessa celebração quinzenal, todos os domingos, às 9 horas, o padre Nivaldo Ceron reza uma missa aberta ao público.
O altar principal do santuário foi doado pela Catedral da cidade de Tubarão. O altar lateral também tem uma história rara, por ser um dos primeiros a serem construídos naquela região, pelos imigrantes. Tanto a capela, quanto os jardins do castelo estão abertos à visitação todos os dias da semana.

Como chegar ao Castelo Belvedere?
O Castelo Belvedere está localizado na cidade de Treze de Maio, ao sul do Estado de Santa Catarina. Para chegar até lá é preciso fazer da seguinte forma:
Saindo de Florianópolis, o turista precisa pegar a BR-101, que o levará diretamente ao Castelo Belvedere. Irá percorrer aproximadamente 170 km. No caminho, passará por cidades como Imbituba, Criciúma e Urussanga. Outra alternativa é pegar a BR-101 até Jaguaruna, para acessar a SC-441 em direção à Treze de Maio. O trajeto leva em média 2h50.
Continua depois da publicidade
A cidade de Treze de Maio
Treze de Maio é uma cidade do Sul de Santa Catarina, possui uma área de 161,08 km² e uma população estimada de 7.036 habitantes, conforme dados do último censo do IBGE. A economia local é predominantemente agropecuária, destacando-se a produção de arroz, fumo, mandioca, batata, maracujá, milho e feijão, além da pecuária de corte e criação de aves e suínos
De forte influência religiosa, Treze de Maio possui vários santuários. Por conta disso, a cidade é anfitriã de diversos eventos e festejos religiosos. O pequeno município tem uma das maiores estátuas de Nossa Senhora Aparecida do país. E já na chegada ao santuário, o visitante já avista a estátua no alto do morro.
Esse santuário está localizado na região de São João de Urussanga Baixa. A presença dessa estátua faz com que a cidade receba, ao longo do ano, procissões e peregrinações de devotos de Nossa Senhora Aparecida.














