Diferente da boate Kiss de Santa Maria, que estava com o alvará de prevenção e combate a incêndios vencido desde agosto, em Blumenau as casas noturnas estão todas em dia com o documento, segundo o perito do Corpo de Bombeiros de Blumenau, major Luiz Henrique Kirch.

Continua depois da publicidade

Ele explica que para conseguir o alvará, é necessário seguir normas de segurança:

– Toda casa noturna, classificada como edificação de reunião de público, tem que ter extintores de incêndio, iluminação de abandono de local, sinalização para abandono de local (placa com bateria própria) e todo o material de decoração deve ser de material não combustível, parte muito importante e às vezes esquecida.

Nas edificações com mais de 750 metros quadrados, além deste itens de segurança, também é necessário sistema de alarme de incêndio, sistema hidráulico preventivo e para-raios.

Em 2001, o Corpo de Bombeiros de Blumenau fez uma campanha para regularizar todas as edificações locais, não somente as de reunião de público, mas as residenciais e comerciais também. Desde então os alvarás estão em dia e continuam sendo renovados anualmente.

Continua depois da publicidade

Há um estudo para que um Código Nacional de Segurança Contra Incêndios entre em vigor, mas por enquanto não há nada de concreto e cada estado segue a própria norma.

Clubes de Caça e Tiro buscam adaptações

Quem ainda está se adaptando para seguir as regras de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros são os Clubes de Caça e Tiro, que ainda não tem Alvará de Prevenção de Incêndio. O presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Moacyr Flor, admite que os mais de 40 clubes locais realmente não possuíam todos os itens de segurança, mas que até março deste ano, prazo estipulado para regularização, vão estar em dia com as exigências.

Leia mais na edição impressa do Santa desta segunda-feira.