Um homem de 38 anos foi resgatado na tarde de quinta-feira (4) após sofrer uma queda em um costão rochoso na Praia do Gravatá, no Sul da Ilha, em Florianópolis. A ocorrência mobilizou a aeronave Arcanjo-01, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por volta das 16h.

Continua depois da publicidade

A vítima caiu em uma área de difícil acesso e foi retirada do local antes da chegada dos bombeiros por Dedé, que atua na safra da tainha como vigia, ou “olheiro”. Após resgatar o homem, o pescador chamou os bombeiros, que chegaram com a equipe aeromédica e realizaram o atendimento pré-hospitalar.

Durante a avaliação, o homem estava consciente e orientado, mas apresentava escoriações pelo corpo e sinais de hipotermia. Após receber os primeiros socorros, ele foi encaminhado ao Hospital Celso Ramos, no Centro da Capital, para avaliação médica e tratamento.

De acordo com o CBMSC, a atuação rápida de Dedé e de outros pescadores que estavam no local, bem como das equipes de resgate, foi fundamental para garantir a segurança da vítima e a continuidade do atendimento especializado.

Veja o vídeo que mostra o momento do resgate

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros também reforçou o alerta para que moradores e visitantes redobrem a atenção ao circular por costões e áreas rochosas, especialmente em locais de difícil acesso e sujeitos a condições adversas.

FOTOS: Como foi a safra da tainha em 2025