Um líquido marrom sendo despejado no mar de Itapoá, no Litoral Norte catarinense, chamou a atenção de moradores da região. No domingo (23), um pescador gravou um vídeo para denunciar uma possível infração do Porto Itapoá: “Isso aí vocês não vêm. Olha aí a catinga.” O caso ganhou as redes sociais e levou a prefeitura do município a emitir uma notificação ao terminal nesta terça-feira (25).
Continua depois da publicidade
A intimação e notificação de nº 194/2025 foi emitida para o Porto Itapoá. De acordo com a prefeitura, a notificação exige que o porto apresente laudos de análise dos efluentes descartados, cópia da licença de operação ambiental vigente e a manifestação formal sobre as condições atuais de operação e manutenção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do terminal.
Veja fotos
Denúncia de moradores
O caso ganhou repercussão na região após um pescador gravar um vídeo no domingo (23). Rapidamente, as imagens foram compartilhadas por moradores de Itapoá nas redes sociais.
Um morador procurou o NSC Total para falar sobre a situação. Ele ainda publicou na internet: “Vergonha, poluindo nossa baía e contaminando nossos peixes.”
Notificação do porto
Conforme a prefeitura, assim que a Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá (Semai) tomou conhecimento do assunto, fiscais ambientais foram enviados ao local, próximo a uma estrutura do porto a Avenida Beira Mar, para inspecionar a água ainda na segunda-feira (24).
Continua depois da publicidade
“A Semai destaca que esta é a primeira vez que uma notificação deste tipo é emitida ao Porto Itapoá, pois o terminal nunca havia apresentado problemas ou registros de descarte irregular de efluentes em seus registros anteriores” afirmou a pasta em nota.
Inspeção
Procurado pela reportagem, o Porto Itapoá afirmou que ao tomar conhecimento sobre o vídeo, que mostra a saída de uma água de coloração escura em um dos emissores, iniciou uma investigação para apurar o ocorrido.
“Paralelamente, a equipe de fiscalização de meio ambiente do município foi acionada e ao comparecer ao local atestou que os efluentes estão sendo lançados dentro dos parâmetros (sem turbidez e cheiro)”, afirmou o terminal em nota.
Ainda conforme a prefeitura, o Porto Itapoá realizou uma coleta de água para análise laboratorial nesta terça-feira (25). Após a conclusão dessa análise, o terminal apresentará o relatório completo para a Semai, com toda a cadeia de custódia e os parâmetros ambientais legais. Este relatório será analisado pelos engenheiros ambientais da pasta.
Continua depois da publicidade
Confira vídeo gravado por pescador
Veja a nota completa do Porto Itapoá
“O Porto Itapoá ao tomar conhecimento de um vídeo divulgado registrando a saída de uma água de coloração incomum por um de nossos emissores, realizou junto com a equipe de meio ambiente uma investigação para apurar o ocorrido. Paralelamente, a equipe de fiscalização de meio ambiente do município foi acionada e ao comparecer ao local atestou que os efluentes estão sendo lançados dentro dos parâmetros (sem turbidez e cheiro).
O Porto Itapoá realiza monitoramentos da qualidade da água a cada 15 dias, sendo que seus resultados se apresentam até o momento satisfatórios e adequados a legislação ambiental. A estação de tratamento de efluentes do terminal é dotada de um monitoramento que já lhe rendeu prêmios voltados a boa prática ambiental, reforçando o eterno compromisso do Porto Itapoá com a proteção ao meio ambiente.”






