O doutorando Anderson Varella, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, foi um dos 30 pesquisadores premiados com o SBBq Poster Award durante a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento, que reuniu mais de 700 trabalhos científicos de todo o Brasil e do exterior, foi realizado entre 17 e 20 de maio, em Águas de Lindóia (SP).

O prêmio foi concedido em reconhecimento ao estudo desenvolvido por Anderson no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM/CAV), que propõe o uso de proteínas artificiais criadas por engenharia molecular para prevenir e detectar infecções pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19.  

A pesquisa utiliza mini-proteínas que imitam a enzima ACE2, capaz de se ligar ao vírus de forma específica, com potencial aplicação em testes diagnósticos e terapias antivirais.

Continua depois da publicidade

A originalidade e relevância do trabalho chamaram atenção dos avaliadores da SBBq, um dos congressos mais respeitados da área. 

Além disso, Anderson foi contemplado com uma bolsa do programa de Doutorado Sanduíche da CAPES e, nos próximos meses, continuará sua pesquisa na Universidade da Geórgia, em Athens (EUA), sob a coorientação da professora María Belén Cassera, parceira internacional do Laboratório de Bioquímica da Udesc.

Leia também

Projeto quer instalar “chimarródromos” em praças de cidades da Serra de SC