Em Lages, a Estação Experimental da Epagri e o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc) recebem, desde maio de 2024, a pesquisadora britânica Charlotte Southall. Com mais de 20 anos de experiência em homeopatia humana, incluindo estudos voltados para crianças com transtorno do espectro autista, Charlotte amplia sua atuação para o campo agrícola, explorando os benefícios dessa ciência na resistência das plantas e na recuperação ambiental.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cientista foi contemplada com uma bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e desenvolve sua pesquisa em um projeto de cotutela entre a Universidade de Coventry, na Inglaterra, e a Udesc, com apoio da Epagri.
Seu trabalho se divide em duas frentes principais: a aplicação da homeopatia para aumentar a resistência de videiras contra um fungo altamente patogênico e destrutivo, e a busca por soluções para neutralizar resíduos tóxicos em solos contaminados por metais pesados, como o cobre, permitindo que animais possam viver nesses ambientes sem prejuízos à saúde.
Durante sua estadia na Serra catarinense, Charlotte Southall tem conciliado suas atividades entre as pesquisas de laboratório e as aulas no CAV/Udesc, onde compartilha conhecimento com estudantes e profissionais da área.
Continua depois da publicidade
A pesquisadora permanecerá em Lages até abril de 2025, quando retorna a Londres para dar continuidade ao seu projeto.
— O Brasil tem muitas experiências com homeopatia, inclusive na agricultura. É um dos melhores países do mundo nestas pesquisas. As equipes da Epagri e Udesc são incríveis, me ajudam com as plantas, as pesquisas e até o idioma. Está sendo uma grande oportunidade e estou muito feliz — explica a pesquisadora.
Leia também
3 lugares fora do óbvio na Serra catarinense para conhecer e aproveitar a natureza
Alerta de calorão: terceira onda de calor do ano chega a SC e mais 4 estados nesta segunda
 
				