A inteligência vai além do que é medido pelo QI (Quociente de Inteligência). De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, ela está fortemente ligada à personalidade. Por isso, pessoas com alta inteligência podem apresentar características em comum.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
No livro “The Cambridge Handbook of Intelligence”, a pesquisa analisa o comportamento de pessoas mais inteligentes que a maioria. Para ser considerada acima da média, uma pessoa deve ter mais de 109 pontos nos testes de QI.
Continua depois da publicidade
Um estudo de 2024, publicado na Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, explica que pessoas superdotadas (com QI dois desvios-padrão acima da média) têm comportamentos mais ligados à região frontal do cérebro.
“O comportamento ligado à região central pode gerar desequilíbrio em outras áreas do cérebro, que são responsáveis por outros tipos de inteligência”, afirma a pesquisa.
Algumas ações e traços de personalidade são comuns entre as pessoas analisadas nos estudos. Confira alguns deles e veja se você se identifica!
Continua depois da publicidade
1 – Bagunça organizada
Pessoas inteligentes tendem a deixar seus ambientes bagunçados. Mesmo com objetos espalhados, elas conseguem encontrar o que precisam e sabem quando algo está fora do lugar.
Isso acontece porque, apesar da bagunça, essas pessoas são extremamente organizadas e possuem raciocínio rápido. Segundo o estudo de Cambridge, as memórias de trabalho e operacional são essenciais para a organização.
Além disso, um ambiente bagunçado pode ajudar na criatividade. Uma mesa desordenada estimula ideias criativas em projetos.
Continua depois da publicidade
2 – Criatividade aflorada e flexibilidade
Pessoas com QI elevado são mais flexíveis no dia a dia. Essa capacidade de adaptação permite encontrar soluções criativas para problemas comuns.
O pensamento criativo é um dos maiores diferenciais de pessoas inteligentes. Uma das medições do QI envolve a resolução criativa de problemas, fora do padrão usual.
3 – Menor interesse em competição
O estudo publicado pela Ciencia Latina revelou que pessoas extremamente inteligentes não veem necessidade de provar que são melhores. Por isso, elas são menos competitivas e focam nas suas próprias conquistas.
Continua depois da publicidade
“Eles demonstram menos interesse em determinismo e uma necessidade reduzida de competição”, afirma a pesquisa. A maioria tem consciência de suas habilidades e não busca afirmação externa.
4 – Perfeccionismo
Os superdotados têm uma tendência ao perfeccionismo. O funcionamento intenso da parte frontal do cérebro é uma das causas. Isso pode ser positivo, pois a pessoa busca sempre fazer o seu melhor.
Porém, em alguns casos, o perfeccionismo se torna mal-adaptativo, levando à frustração e ansiedade. Isso acontece quando as expectativas são irrealistas e a pessoa não consegue alcançar o que planejou.
Continua depois da publicidade
5 – Velocidade mental
De acordo com o estudo de 2024, indivíduos com inteligência acima da média pensam mais rápido. Eles conseguem realizar tarefas complexas em menos tempo do que aqueles com QI mediano.
Essa rapidez está associada à maior eficiência na comunicação entre diferentes regiões do cérebro.
“Essa capacidade permite não apenas o processamento mais ágil de informações, mas também a integração simultânea de múltiplos elementos, característica que diferencia significativamente esse grupo de indivíduos com QI mediano”, afirma a pesquisa.
Continua depois da publicidade
Leia também
Agamia, sologamia e hipergamia: Entenda as novas formas de relacionamento
