O festival Pianístico começa nesta quarta-feira (15) em Joinville, a 4ª edição do evento vai ser realizada no formato presencial e on-line no Youtube. Durante os dias 15 a 19 setembro, 12 atrações nacionais e internacionais mostram seu talento nos palcos da cidade. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site http://www.enjoyticket.com.br/.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A volta da plateia é um diferencial nessa edição, pois ano passado o evento foi feito completamente online. Entretanto, as salas têm limitação de 30% da capacidade, com distanciamento entre as poltronas e, no acesso aos locais de apresentação, medição de temperatura e uso de álcool gel também farão parte dos protocolos de segurança do festival.

As exibições do Pianístico acontecem em vários pontos da cidade, entre eles: Teatro Juarez Machado, Sociedade Harmonia-Lyra e Shopping Mueller, em um palco montado no quarto piso do prédio, feito especialmente para dois shows em drive-in no estacionamento. 

Além disso, o evento conta com o “Piano nos Estabelecimentos”, que tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais e comércio ao cotidiano da cidade. Os artistas da região irão se apresentar em oito estabelecimentos de Joinville, os dias, horários e locais das perfomances podem ser acessados no site do Pianístico

Continua depois da publicidade

australiana pianista
Australiana Primavera Shima, que faz a sua estréia no Brasil, é uma das artistas do festival (Foto: Frédéric Garel )

Confira a programação

15 de setembro

20h e 22h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado

16 de setembro

15h – Workshop “Ritmos do piano brasileiro”, Salomão Soares, Casa da Cultura

20h30 – Lucas Thomazinho, Teatro Juarez Machado

17 de setembro

9h – Curso para professores “Do ouvir ao tocar: estratégias para o desenvolvimento de habilidades desde a primeira infância”, Izabela Pavan, Teatro Juarez Machado

19h – Salomão Soares Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)

20h30 – Primavera Shima, Teatro Juarez Machado

22h – Ari Borger Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)

18 de setembro

10h – Workshop “Imaginação sonora ao piano”, Erika Ribeiro, Casa da Cultura

Continua depois da publicidade

11h – Fábio Oliveira e Trio Babitonga, Sociedade Harmonia-Lyra

14h – Workshop “Interpretando a música popular”, Délia Fischer

16h – Diogo Monzo Trio, Sociedade Harmonia-Lyra

18h30 – Erika Ribeiro, Sociedade Harmonia-Lyra

21h – Evgeni Mikhailov, Teatro Juarez Machado

19 de setembro

9h30 – Workshop “A música de Luiz Eça”, Diogo Monzo, Casa da Cultura

11h – Délia Fischer, Teatro Juarez Machado

17h – Cliff Korman Trio, Teatro Juarez Machado

19h30 – Fábio Torres e Trio Corrente, Teatro Juarez Machado

> Veja como receber a newsletter do A Notícia em seu e-mail

Saiba quem são os músicos do Pianístico 2021:

Evgeni Mikhailov (Rússia)

Um dos mais originais pianistas russos, nasceu em 1973, em uma familia de músicos. Depois de estudar no Kazan State Conservatory, finalizou a pós-graduação no Moscow State Conservatory. Venceu competições internacionais, em países como Rússia, Suécia, Itália e Estados Unidos.

Primavera Shima (Austrália)

Premiada no 7° Concurso Internacional de Piano de Mayenne, no 16° Concurso Internacional Scriabin em Grosseto, no Concurso Internacional de Piano da Orquestra Filarmônica de Marrocos e no Concurso Internacional de Piano de Vigo. Em 2010, recebeu o Sterndale Bennett Prize e o Sterndale Bennett Scholarship, da Royal Academy of Music.

Cliff Korman (Estados Unidos)

Pianista, educador e pesquisador de jazz, música brasileira e improvisação, participa e desenvolve numerosos projetos envolvendo músicos brasileiros e norte-americanos, apresentando grande variedade de composições e arranjos.

PianOrquestra (Brasil)

Dez mãos e um piano. É a proposta pioneira do grupo, criado em 2003, sob a direção artística do músico Cláudio Dauelsberg, com a participação dos músicos Verónica Fernandes, Patricia Mol, Matheus Kern e Mako. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado.

Continua depois da publicidade

Salomão Soares Trio (Brasil)

Jovem pianista paraibano, Salomão é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017 e do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018. Foi finalista do Piano Competition no Festival de Montreux, na Suíça, sendo o único representante da América Latina em 2017.

Trio Corrente (Brasil)

Formado em 2001, pela união do baterista Edu Ribeiro com o pianista Fabio Torres e o contrabaixista Paulo Paulelli, o grupo vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro, da MPB e do repertório autoral.

Ari Borger (Brasil)

Em atividade desde 1985, é mestre em piano blues, boogie-woogie e hammond B3. Foi pioneiro no piano blues brasileiro, inspirando vários instrumentistas, com destaque nos principais festivais do gênero nos Estados Unidos e Europa.

Nicolas Guerschberg (Argentina)

Pianista, diretor e arranjador, já atuou em grupos como Quinteto Astor Piazzola e Escalandrum e ao lado de artistas como Richard Galliano (França), Paquito D’Rivera (Cuba-EUA), Hermeto Pascoal (Brasil) e Julieta Venegas (México), além de várias orquestras, na Costa Rica, na Argentina e no Uruguai.

Continua depois da publicidade

Delia Fischer (Brasil)

Nascida no Rio de Janeiro, a compositora, cantora, pianista e diretora musical recebeu indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum da MPB de 2019 por seu álbum “Tempo Mínimo”. Tem mais 60 participações em gravações de artistas como Bob Baldwin, Ana Carolina, e Ed Motta, Lisa Nilsson.

Diogo Monzo Trio (Brasil)

Doutorando em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), selecionado entre os Top 5 no “Made in New York Jazz Competition”.

Erika Ribeiro (Brasil)

Uma das artistas mais expressivas da nova geração de pianistas brasileiros. Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP), realizou especialização em piano na Hochschule für Musik “Hanns Eisler” Berlim e aperfeiçoamento na Écoles d’ Art de Fontainebleau, França. É vencedora de dez concursos nacionais de piano, entre eles o 3º Concurso Nelson Freire.

Fábio Oliveira (Brasil)

Natural de Joinville, é pianista, compositor, intérprete, arranjador, integrante da Joinville Jazz Big Band, pianista na Escola do Ballet Bolshoi no Brasil e dirigente fundador do projeto de música instrumental Trio Babitonga.

Continua depois da publicidade

Izabela Pavan (Brasil)

Natural de Belo Horizonte (MG), é bacharel e mestre em Música (Piano) pela UFMG. Desenvolve pesquisa de doutorado sobre o Método Suzuki de Piano no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Nos últimos anos, dedica-se à área da Pedagogia do Piano, promovendo e participando de cursos de capacitação de professores.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

JEC estreia hoje na Copa Santa Catarina; veja tudo o que você precisa saber

O que houve em academia ao ar livre em terminal no Sul de Joinville

Prefeitura de Joinville tem projeto para “cinturão de segurança”