nsc
an

Cultura

Pianístico de Joinville promoverá quatro dias de concertos gratuitos 

Estrelas internacionais e nacionais do piano estarão em Joinville para apresentações, cursos e palestras

31/07/2019 - 14h49 - Atualizada em: 31/07/2019 - 16h38

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra piano de cauda e jovem loiro de paletó ao lado, com a mão sobre o piano
Dmytro Choni, da Ucrânia, é um dos talentos do piano que estarão em Joinville para o evento
(Foto: )

Joinville será preenchida com o som de pianos novamente em setembro, quando ocorrerá uma nova edição do festival que homenageia o instrumento ao oferecer programação gratuita com músicos do Brasil e de outros países. Rebatizado de Pianístico — em seu primeiro ano, levava o nome de Pianíssimo — o evento ocorrerá entre 19 e 22 de setembro, com apresentações em teatros, galerias de arte, escolas de música e dança, shopping centers, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Os ingressos começarão a ser distribuídos em 15 de agosto, pelo site do evento.

Serão quase 20 apresentações durante quatro dias. No ano passado, cerca de 10 mil pessoas participaram da programação, que, neste ano, levou em consideração os pedidos e avaliações do público da primeira edição. Entre as novidades está a ampliação dos concertos com música popular brasileira e a continuidade do programa didático, que aproxima instrumentos de orquestra de crianças e adolescentes da rede pública de ensino e desenvolve professores de música da cidade.

— Nos encontros que fizemos com profissionais da música da cidade, sempre vinham duas questões: maior trabalho pedagógico, com formação melhor dos professores de Joinville, que já são ótimos mas que precisam ter contato com os profissionais; e também dimensionar melhor a música popular e a música erudita. Porque há grandes pianistas eruditos, mas também temos muitos pianistas populares que não são tão reconhecidos — avalia o produtor Carlos Branco, de Porto Alegre, que realiza o evento com a produtora joinvilense Albertina Tuma.

Ele salienta que haverá, na programação, não só música clássica e popular, mas também jazz e blues, para equilibrar todos os gêneros musicais. A abertura do Pianístico será no dia 19, às 20h, com duo dos pianistas Gilson Peranzzetta e Leandro Braga, no Teatro Juarez Machado. Carioca, Peranzzetta é maestro, orquestrador, compositor e instrumentista, e já foi citado pelo produtor norte-americano Quincy Jones como um dos maiores arranjadores do mundo. Braga, que é paulista, tem destaque na música popular e no jazz. Gravou com Chico Buarque, Caetano Veloso, Djavan e Ney Matogrosso.

Antes, mais cedo, o público poderá tomar um chá com Chiquinha Gonzaga. A pianista gaúcha Olinda Allessandrini dá vida à este ícone da música em um espetáculo que mistura interpretação e música. A apresentação será às 16 horas, na Sociedade Harmonia Lyra e, durante o espetáculo, haverá serviço de chá.

A dramatização, aliás, fará parte do Pianístico durante toda a programação. Cinco atores joinvilenses interpretarão grandes nomes da performance pianística, como Bethoven, Mozart, Chopin e Elton John, além da própria Chiquinha Gonzaga. Os personagens ajudarão na parte pedagógica do projeto, quando crianças da rede pública de ensino irão ao Teatro Juarez Machado para conhecer o instrumento de perto e assistir a concertos.

Na última semana de agosto, Patrícia começa a realizar palestras interativas, com apoio audiovisual, abordando o piano e seus compositores.

— O objetivo principal é ampliar o universo musical e cultural das crianças, além de criar um cenário mais concreto relacionando a música com a história e geografia. Faremos uma passagem pelos períodos da música, focando pianistas importantes — explica a professora de piano Patrícia Macedo.

Leia também: Quem são as estrelas que se apresentarão no Pianístico de Joinville

Confira a programação:

19 de setembro

16h – Sociedade Harmonia Lyra – Concerto e Chá com Chiquinha Gonzaga – Olinda Allessandrini

20h – Teatro Juarez Machado – Duo de pianos, com Gilson Peranzzetta e Leandro Braga

20 de setembro

10h – Casa da Cultura de Joinville – Oficina com Gilson Peranzzetta e Leandro Braga, sobre técnicas interpretativas da música popular

10h e 14h – Teatro Juarez Machado – Olinda Allessandrini – Concerto didático para alunos e professores de escolas públicas

17h – Escola Bolshoi – Luiz Guilherme Pozzi

19h – Shopping Mueller – Edson Sant´anna

20h30 – Teatro Juarez Machado – Dmytro Choni (Ucrânia)

22h30 – Galeria 33 – Tom Worrell (Estados Unidos)

21 de setembro

10h30 e 13h30 – Casa da Cultura – Oficina de práticas pedagógicas para professores de iniciação musical ao piano, com as dras. Margareth Mila e Vivian Siedlecki

10h – Livraria A Página – Apresentação de pianistas inscritos pelo site do evento, para alunos de piano das escolas de música de Joinville

18h – Casa da Cultura – Encontro com o pianista Hercules Gomes, com o tema O piano na música popular brasileira

19h – Shopping Mueller – Tom Worrell (Estados Unidos)

20h30 – Teatro Juarez Machado – Chun Wang (China)

22h30 – Galeria 33 – Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos)

22 de setembro

10h30 – Teatro Juarez Machado – Martin Münch (Alemanha)

17h – Teatro Juarez Machado – Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos)

19h30 – Teatro Juarez Machado – Concerto de encerramento, com Hercules Gomes

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas