A picada mais dolorosa do mundo é dada pela paraponera clavata, popularmente conhecida como formiga-bala ou formiga-cabo-verde. Nativa das Américas Central e do Sul e com uma uma picada de 4+, a espécie supera o topo da escala de dor de Schmidt, que classifica picadas de 1 a 4, de acordo com o Instituto Butantan.
Continua depois da publicidade
O sofrimento causado pelo inseto é químico e pode causar problemas graves para a saúde humana. “Esse sofrimento todo não é por acaso – ao perfurar a pele humana com o ferrão, esse inseto injeta uma neurotoxina paralisante, a poneratoxina, que causa dor extrema, pode gerar edemas na pele, aumento da frequência cardíaca e aparição de sangue nas fezes”, explica o Butantan.
Formiga-bala faz parte de ritual de passagem
No Brasil, a espécie está ligada a cultura dos indígenas Sateré-Mawé, no Amazonas. Em rituais de passagem para a vida adulta, os jovens da aldeia devem inserir as mãos em luvas feitas de folhas contendo cerca de 80 formigas-bala.
Continua depois da publicidade
Para serem considerados guerreiros, os iniciantes precisam suportar as picadas por vários minutos. O rito, que marca a transição para a fase adulta, é repetido diversas vezes ao longo da vida do integrante da comunidade.
Se você gostou de conhecer a formiga-bala, vai gostar de saber sobre a mais antiga do mundo: a formiga-infernal de 113 milhões de anos que foi achada no Brasil. Ainda no mundo animal, conheça uma das tarântulas mais raras do mundo!




