Um fato incomum surpreendeu moradores de Caçador na última quarta-feira (12). No bairro Martello, uma moradora registrou o nascimento de um pintinho com três patas, condição considerada raríssima na natureza. A ave, no entanto, não resistiu e morreu no dia seguinte.

Continua depois da publicidade

A responsável pela criação, Dona Odete, contou que colocou 13 ovos para chocar, mas apenas dois filhotes nasceram. Um deles apresentava a anomalia.

— Queria muito essa raça de galinha e peguei os ovos com meu vizinho. Quando fui ver de manhã, tinham nascido só dois pintinhos, e um deles tinha três patinhas. Dei água com açúcar pros dois, mas infelizmente acabaram morrendo — relatou.

Segundo ela, o filhote também não possuía ânus, o que inviabiliza o funcionamento normal do organismo. A moradora, que vive há quase 20 anos em Caçador, se disse surpresa.

— Crio bichos na minha casa há muitos anos, de várias raças de galinha. Nunca tinha visto algo assim. É uma coisa do outro mundo — comenta.

Continua depois da publicidade

De acordo com Arthur Castiglioni, médico veterinário que atua na BRF, essa má formação se chama poliomelia e, na grande maioria dos casos, é incompatível com a vida.

— A presença de membros extras nas diferentes espécies animais é chamada de polimelia. Essa má formação congênita já foi relatada em mamíferos, anfíbios e também nas aves, e na maioria dos casos são alterações incompatíveis com a vida. A origem dessa e demais más formações ainda estão sendo estudadas, no entanto, fatores químicos, físicos e a consanguinidade já foram associados como potenciais causadores — conclui.

A ave, no entanto, não resistiu e morreu no dia seguinte (Foto: Arquivo Pessoal)