Uma queda de energia elétrica deixou mais de 1 mil unidades consumidoras sem luz na Grande Florianópolis neste sábado (8). A maioria, de acordo com a plataforma da Celesc, que permite acompanhar a situação em tempo real, aconteceu por “desligamento acidental”, ou seja, de forma não programa pela companhia.
Continua depois da publicidade
Ao todo, eram 1.037 unidades consumidoras sem energia elétrica até às 17h48min deste sábado. A maioria foi registrada no município de Florianópolis.
Veja como estava a situação da energia elétrica em Florianópolis
- Agronômica – 169 interrupções, sendo todas acidentais;
- Canasvieiras – 65 interrupções, sendo todas acidentais;
- Fazenda do Rio Tavares – 24 interrupções, sendo todas programadas;
- Centro – 526, sendo todas acidentais;
- Rio Tavares – 106, sendo todas programadas.
As outras quedas de energia foram registradas no Morro da Bina, em Biguaçu, sendo 34 interrupções acidentais, e na Barra do Aririú, em Palhoça, sendo todas as 111 interrupções acidentais.
Por volta das 18h, o número de unidades consumidores diminuiu para 340, sendo a maioria em Florianópolis, com 65 interrupções acidentais.
Continua depois da publicidade
O que diz a Celesc
Em nota, a Celesc informou que houve uma oscilação no fornecimento de energia elétrica “ainda de origem desconhecida”. Leia a nota completa:
“A Celesc informa que, por volta das 17h40 deste sábado, dia 6, houve a abertura automática de um alimentador que atende a região central de Florianópolis. A ocorrência foi causada por uma oscilação (“pique”) ainda de origem desconhecida.
Os sistemas de proteção atuaram imediatamente e, por meio dos religadores automáticos, a maior parte das unidades foi reenergizada em poucos instantes. Em seguida, foram realizadas manobras operativas para reduzir o impacto aos consumidores.
No momento, todas as unidades já estão com o fornecimento de energia normalizado. As equipes seguem monitorando o sistema para identificar a causa da ocorrência”.
Continua depois da publicidade
*Matéria em atualização

