Aplicativos financeiros tiveram instabilidade no Pix após o apagão no serviço de nuvem da Amazon, o AWS, nesta segunda-feira (20). Por volta das 11h45min, o site DownDetector registrou um pico de 156 reclamações sobre o método de pagamento. As informações são do Valor Econômico.
Continua depois da publicidade
O pane na unidade de serviços na nuvem da Amazon causou um apagão em diversas empresas ao redor do mundo. A situação provocou problemas de conectividade e interrupção de serviços de vários sites e aplicativos populares, como Fortnite e Snapchat. Entre os aplicativos financeiros com mais queixas estão PicPay e Mercado Pago.
Procurado pela reportagem do Valor, o Banco Central afirmou que “os sistemas administrados pelo Banco Central funcionam normalmente”.
500 empresas com instabilidades devido ao apagão
Segundo a AWS, mais de 500 empresas com seus serviços hospedados na nuvem da Amazon foram impactadas pelo apagão. De acordo com o DownDetector, o site de compras da Amazon, o Prime Video e a assistente Alexa estavam enfrentando problemas.
Jogos online como Fortnite, da Epic Games, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans também foram impactados pelo apagão. Entre as plataformas financeiras que enfrentaram problemas estão o Venmo, do Paypal, e o Chime, segundo o site que monitora interrupções.
Continua depois da publicidade
O que diz o PicPay?
Questionado pela reportagem, o PicPay afirmou que, assim como outras instituições financeiras e de entretenimento, foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS.
“Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível”, disse.
O que diz o Mercado Pago?
Já o Mercado Pago disse que houve uma instabilidade em seus aplicativos. “Nossos times trabalharam rapidamente para restabelecer o sistema, que já opera normalmente.”
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia mais
O que se sabe sobre apagão na nuvem da Amazon que derrubou aplicativos e jogos online