O mundo registrou o mês de agosto mais quente da história. A informação é da Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA), que confirmou que a média global no último mês foi 1,25°C acima da média do século 20, e 0,29°C acima do registrado em 2016. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo a agência, quatro continentes registraram o recorde do mês: África, Ásia, América do Norte e América do Sul. Enquanto isso, a Europa e a Oceania registraram o segundo agosto mais quente. Na região do Ártico, o mês passado também foi o mais quente.
A cientista-chefe da NOAA, Sarah Kapnick, afirma que estes recorde tem relação com o emissões de gases de efeito estufa.
Florianópolis vai ferver com ondas de calor até 2050
Continua depois da publicidade
O hemisfério Sul ainda registrou o inverno mais quente da história, com os termômetros marcando 0,85°C a mais que a média. No hemisfério Norte, onde é verão, também foi a estação com temperaturas mais altas desde que o registro iniciou.
Mar mais quente
Esse também foi o quinto mês consecutivo em que a temperatura global da superfície do mar atingiu um recorde máximo para o mês. Além disso, agosto de 2023 registrou o recorde de temperatura em qualquer mês, dos 174 anos de existência da NOAA: 1,03°C mais quentes.
A Antártica também teve o quarto mês consecutivo com a menor extensão da cobertura de gelo marinho já registrada.
Onda de calor em pleno inverno
A última semana de inverno em Santa Catarina foi marcada por uma onda de calor que elevou as temperaturas até os 40°C. A elevação nas temperaturas motivou um alerta da Defesa Civil, já que o clima quente pode causar desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além do aumento do risco de queimadas. É recomendável tomar muita água, não deixar animais e crianças sozinhos em veículos, não usar roupas escuras e não comer alimentos pesados, de difícil digestão.
Continua depois da publicidade
Leia mais
“Explosão” de calor: temperaturas chegarão aos 40°C em SC; veja quando