Um morador de Apiúna, de 26 anos, foi detido pela Polícia Militar nesta terça-feira (8) por ter uma plantação de maconha em casa. A PM chegou até o homem após o Poder Judiciário alertar que havia negado o pedido dele para cultivar a planta com fins medicinais.

Continua depois da publicidade

Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os policiais encontraram duas estufas adaptadas para o cultivo, com sistemas de iluminação temporizada e ventilação. Foram apreendidos cinco pés adultos e 15 mudas de maconha em um cômodo da casa, além de seis pés adultos skunk (a chamada “supermaconha) na varanda dos fundos.

Continua depois da publicidade

O homem disse na delegacia que usaria a erva porque enfrenta transtornos do sono e dores de cabeça. Ele chegou a entrar com um habeas corpus para ter autorização de cultivo, mas recebeu uma negativa da 1ª Vara Federal de Itajaí.

O delegado de plantão entendeu que não havia elementos suficientes naquele momento para efetuar uma prisão em flagrante por tráfico de drogas e o homem foi liberado. Entretanto, o caso será alvo de uma investigação da Polícia Civil.

Apesar de carregar um histórico de polêmica, a Cannabis sativa, nome científico da maconha, tem se destacado pela eficiência em tratamentos médicos e na fabricação de produtos têxteis e cosméticos. A liberação da erva para fins de saúde foi tema de uma reportagem especial da NSC.

Leia mais

O final feliz da onça-pintada Golias após polêmica sobre transferência para SC

Casa temática em SC entra na mira de Gusttavo Lima por uso indevido de imagem