A Polícia Científica de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira (19) a abertura de um edital de concurso público para o cargo de perito oficial criminal. As 60 vagas abrangem diferentes áreas e têm remuneração inicial de R$ 27.737,24.
Continua depois da publicidade
A abertura do concurso ocorre para reforçar o quadro técnico do setor responsável pela produção de provas científicas. A perita-geral Andressa Boer Fronza destaca a importância do investimento em profissionais qualificados nessa área.
— Fortalecer o quadro dos nossos membros da Polícia Científica é investir diretamente na qualidade da prova pericial e na cidadania. Um perito oficial criminal, atuando com tecnologia, ciência e rigor técnico, impacta todo o sistema de Justiça e contribui para uma sociedade mais justa e segura — destaca.
As vagas exigem nível superior e têm carga horária de 40 horas semanais. As oportunidades são distribuídas nas unidades de lotação da Polícia Científica, sendo que o candidato das áreas de Medicina Legal e Medicina Legal (Psiquiatria) devem optar pelo município de lotação no ato da inscrição, pelo qual concorrerá à vaga. Nas demais áreas, a lotação é estadual.
O que faz um perito oficial criminal
Os peritos oficiais criminais atuam na liderança de equipes periciais, nas perícias de locais de crime, necropsias e demais exames periciais forenses, assim como na elaboração de laudos periciais.
Continua depois da publicidade
Qual o prazo das inscrições
As inscrições no concurso podem ser feitas a partir desta sexta até às 16h do dia 19 de janeiro de 2026, e devem ser feitas pela internet. Para se inscrever, é preciso declarar o local de prova onde deseja realizar a prova; o local de lotação, caso aprovado e classificado; e a área de atuação. O valor de inscrição é de R$ 300.
Quais são os requisitos
- Ter nacionalidade brasileira
- Estar no gozo dos direitos políticos
- Estar quite com as obrigações eleitorais e do serviço militar (quando do sexo masculino)
- Ter idade mínima de 18 anos
- Não registrar sentença penal condenatória transitada em julgado
- Ter conduta social ilibada
- Ter capacidade física e aptidão psicológica compatíveis com o cargo pretendido
- Possuir carteira nacional de habilitação, no mínimo categoria “B”
- Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do Cargo Público
Quando será a prova objetiva
A prova objetiva do concurso público acontece no dia 22 de fevereiro de 2026, em Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages. A avaliação é de caráter classificatório e eliminatório, com questões de múltipla escolha. Os locais de prova serão divulgados em 18 de fevereiro.
O exame inclui questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Criminalística, Noções de Medicina Legal e Conhecimentos Específicos da área.
Continua depois da publicidade
Para ser aprovado, o candidato precisa obter pelo menos 50% na pontuação do bloco de Conhecimentos Gerais, que vale dois pontos, e 50% no bloco de Conhecimentos Específicos, que vale três pontos.
Como será o teste de aptidão física
Os candidatos também passarão por teste de aptidão física para verificar se estão em condições físicas para desempenhar as tarefas do cargo. O teste é composto pelas seguintes provas:
- Impulsão Horizontal;
- Barra Fixa;
- Corrida de 12 minutos.
Os exercícios podem ser aplicados em qualquer ordem. O teste será aplicado nas datas de 28 e 29 de março, na Grande Florianópolis, em locais e horários a definidir. A convocação será publicada no dia 13 de março. Caso não haja locais suficientes ou adequados em Florianópolis, o teste pode ser aplicado em outras cidades.
Os candidatos aprovados na prova objetiva e no teste de aptidão física poderão ser convocados para a avaliação de aptidão psicológica vocacionada, que ocorre também em Florianópolis, em 26 de abril. Haverá ainda prova de títulos, exame toxicológico e investigação social para definir os candidatos classificados.
Continua depois da publicidade
Quais são as vagas, lotações e áreas de atuação
Medicina Legal
- Vagas totais: 24
Lotação
- Araranguá – CR
- Balneário Camboriú – CR
- Blumenau – CR
- Brusque – 2
- Caçador – 2
- Campos Novos – 1
- Canoinhas – 1
- Chapecó – CR
- Concórdia – 3
- Criciúma – CR
- Curitibanos – 1
- Florianópolis – CR
- Jaraguá do Sul – 2
- Joaçaba – CR
- Joinville – CR
- Lages – CR
- Mafra – 2
- Palhoça – CR
- Porto União – CR
- Rio do Sul – 1
- São Bento do Sul – 1
- São José – CR
- São Lourenço do Oeste – 1
- São Miguel do Oeste – 2
- Tubarão – CR
- Videira – 2
- Xanxerê – 3
Medicina Legal (Psiquiatria)
- Vagas totais: 6
Lotação
- Balneário Camboriú – 1
- Blumenau – 1
- Chapecó – 1
- Criciúma – 1
- Florianópolis – 1
- Joinville – 1
Demais Áreas de Perito Oficial Criminal (lotação estadualizada)
- Ambiental – 6
- Áudio e Imagem – 2
- Ciências Aeronáuticas – 1
- Ciências Biológicas – 1
- Ciências Sociais Aplicadas – 2
- Engenharia Civil – 3
- Geologia/Minas – 1
- Informática – 7
- Mecânica/Mecatrônica/Materiais – 2
- Medicina Veterinária – 1
- Odontologia – CR
- Química – 1

