nsc

publicidade

Balanço

Polícia Civil divulga balanço do semestre em SC

Delegado geral apresentou redução em registro de três crimes, inclusive de mortes violentas, e falou sobre o déficit policial no Estado

24/07/2019 - 11h45 - Atualizada em: 24/07/2019 - 14h34

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Delegado geral, Paulo Koerich e delegada geral adjunta, Ester Coelho
Delegado geral, Paulo Koerich e delegada geral adjunta, Ester Coelho
(Foto: )

O delegado geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich, divulgou balanço do primeiro semestre na manhã desta quarta-feira (24), durante encontro com a imprensa. Ao lado da delegada geral adjunta, Ester Coelho, apresentou o cronograma de comemoração aos 207 anos da instituição, expôs os avanços tecnológicos e falou sobre o maior problema que a instituição enfrenta: o déficit de efetivo.

Segundo o delegado, que integra o Colegiado de Segurança Pública de SC, houve redução nos números de morte violenta com queda de 22%, também nos roubos, com baixa de 17,5% e nos furtos, com 6% a menos de casos.

Embora esses resultados sejam positivos, conforme Koerich, o número de servidores está distante do que se pretende: são 3.447 policiais - entre delegados, agentes e escrivães - quando o ideal é de sete mil, o dobro do que existe.

— Temos consciência da realidade econômica e fiscal do Estado, mas buscamos junto com equipes de planejamento e assessoria jurídica, meios para criar legislações que assegurem o preenchimento das vagas — disse o delegado.

Em seis meses foram instaurados mais de 58 mil procedimentos policiais, entre autos de prisão em flagrante e apreensão de menores, inquéritos, termos circunstanciados e apurações de autos infracionais.

Entre mandados de prisão, apreensão de adolescentes e busca e apreensão de bens foram 4.989 ordens judiciais cumpridas. ainda foram aplicadas 2.790 medidas protetivas, aos casos de pessoas que buscaram alguma delegacia com necessidade de segurança.

Delegacia online registra 25% do total de boletins de ocorrência do semestre
Delegacia online registra 25% do total de boletins de ocorrência do semestre
(Foto: )

Comodidade

Sem necessidade de sair de casa, a população pode realizar o registro de algumas ocorrências através da delegacia virtual. A tecnologia possibilita comodidade ao público e agilidade para quem espera atendimento dentro das delegacias de atendimento 24h - os plantões. .

— Os boletins de ocorrência online aumentaram 19% nesse semestre, o que significa 25% do total de registros feitos no Estado através da delegacia virtual. É um serviço que a gente disponibiliza ao cidadão, para que ele não precise sair de casa, fazer o deslocamento e aguardar o atendimento.

Em questão de horas - as vezes muito mais rápido - o boletim é homologado e integra o sistema policial. Automaticamente, o registro vai para a delegacia responsável por dar prosseguimento aos trabalhos - investigação, depoimentos.

Aniversário

No dia 29 de julho a Polícia Civil do estado de Santa Catarina comemora 207 anos. Algumas ações foram programadas para a celebração do aniversário, como solenidade na sede da Acadepol, em Florianópolis, com a presença de autoridades e convidados, onde serão homenageados policiais civis destaque, pessoas consideradas amigas da instituição e o policial civil mais antigo em atividade no Estado.

Neste aniversário ocorre a 1ª Corrida da Polícia Civil, no domingo (28) às 7h, com saída na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Há mil participantes inscritos na primeira edição. Também será realizada uma atividade religiosa: e uma missa especial na Catedral Metropolitana na terça-feira (30), às 18h30min.

Deixe seu comentário:

publicidade