A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar a contaminação do Rio Seco, em Joinville, com ácido sulfônico. O caso aconteceu após um caminhão tombar com o produto na SC-418, na Serra Dona Francisca. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a Polícia Civil vai apurar as circunstâncias que causaram a situação e as possíveis responsabilidades penais. Já conforme a delegada Tânia Harada, responsável pela investigação, o local já foi periciado e a empresa responsável pelo transporte já está identificada.

A delegada informou ainda que será pedida uma perícia no caminhão e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) será oficiado para verificar eventual irregularidade no transporte da carga. À CBN Joinville, o delegado regional, Rafaello Ross, afirmou que o motorista teria dito que perdeu os freios do veículo.

VÍDEO: Mercados ficam sem estoque de água após acidente contaminar rio de Joinville

Continua depois da publicidade

Por conta do vazamento do produto químico que estava sendo levado pelo caminhão, a prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville instalaram um gabinete de crise e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação.

Veja fotos do Rio Seco com espuma em Joinville

A medida tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e pode ocasionar interrupção no abastecimento de água nos bairros Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.

Continua depois da publicidade

Relembre o acidente

Um caminhão com um carregamento de ácido sulfônico tombou e pegou fogo na manhã desta segunda-feira (29), na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville. O motorista está hospitalizado, mas com estado de saúde estável. 

Veja fotos do acidente na Serra Dona Francisca

De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental de Joinville, o acidente aconteceu no Km 16. A carreta estava carregada com um produto químico chamado ácido sulfônico, usado para a fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral.

Após o acidente, o carregamento vazou e a rodovia precisou ser interditada.

Leia também

Do que depende a volta da produção de água no Cubatão, em Joinville

VÍDEO: Veja o momento do acidente que causou vazamento em rio de Joinville

Com alertas, trânsito de cargas perigosas na Serra Dona Francisca está em discussão há quase dez anos

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total