A prefeitura de Joinville e a Águas de Joinville não estimam quando será retomada a operação na estação do rio Cubatão porque será preciso acompanhar os exames da água. “Não tem como calcular quanto tempo levará para reiniciar”, diz o prefeito Adriano Silva. A coleta de água será realizada a cada meia hora no ponto de captação da estação. Por cautela, a produção de água foi paralisada às 10h, após vazamento de produto químico no rio Seco, afluente do rio Cubatão. A paralisação ocorreu antes de que o produto chegasse ao rio, isto é, a água produzida até então não foi afetada. O acidente com caminhão ocorreu no SC-418.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A capacidade dos reservatórios de Joinville da rede do Cubatão mantém o abastecimento por um período de quatro horas. Dessa forma, a falta d’água pode começar durante a tarde desta segunda-feira, dependendo do local – são 34 bairros atendidos, equivalente a 70% do consumo da cidade. São 150 milhões de litros produzidos em um dia útil pela estação do Cubatão. O restante da água consumida em Joinville é produzido no rio Piraí. A estação opera normalmente e a produção será usada também no eventual abastecimento de caminhões-pipa.
O primeiro teste realizado pela Águas de Joinville, no rio Seco, confirmou que o produto é ácido sulfônico, utilizado principalmente para a produção de detergente. O Seco deságua no Cubatão. Os testes seguintes serão no ponto de captação da estação, em local mais adiante. A espuma chegou ao local por volta das 13h30. Os exames serão para detectar qual a concentração do produto no Cubatão e se será possível a volta da produção sem riscos.
Continua depois da publicidade
Ministério analisa pedido de repactuação de concessão da BR-101 Norte em SC
Em ofício entregue a Alckmin, Fiesc cita novo porto previsto para São Francisco do Sul
Bilionário, plano de Joinville de 2011 teve execução de uma das 20 macrodrenagens
Estudo sobre concessão na travessia da Vigorelli ficou pronto em 2023
Ação do MP cobra que Joinville atenda mais animais além de cães e gatos
Acordo em obra de ferrovia tem repasse para construção em Joinville